quinta-feira, 31 de julho de 2014

OS IDOS DE JULHO DE 1974

  
22 a 31 de Julho

FACE aos últimos acontecimentos ocorridos em Angola com a população branca é criada uma Junta Militar à qual preside o vice-almirante Rosa Coutinho membro da Junta de Salvação Nacional.

FOI ENTREGUE ao Conselho de Estado pelo advogado Dr. Afonso de Carvalho um requerimento para que o referido órgão se pronuncie sobre a inconstitucionalidade do artigo 26 da Concordata celebrada entre o Estado Português e a Santa Sé em 1940 e do artigo 1790 do Código Civil em vigor que vedam aos cidadãos que contraíram casamento canónico depois de 1 de Agosto de 1940 o direito de obterem o divórcio através dos tribunais.

NA SUA PRIMEIRA conferência de Imprensa o CDS, através do Prof. Freitas do Amaral, apresenta-se ao povo português afirmando que deseja uma distribuição melhor do rendimento do povo português.

EM MATOSINHOS termina a greve da pesca da sardinha.



REALIZA-SE no Estádio 1º de Maio uma grandiosa manifestação de apoio ao MFA e ao Governo Provisório na qual tomam parte os Partidos Comunista, Socialista e Popular Democrático.

HELENA NEVES publica no República do dia 24 um trabalho sobre os informadores da PIDE/DGS. Por ano eram gastos mais de nove mil contos com a rede de informadores. Vendiam tudo: a família, os amigos, os vizinhos, os companheiros de trabalho, a escola, o sindicato. Alimentavam a repressão e alimentavam-se dela.. Até simples casamentos eram objecto da vigilância dos informadores da PIDE. Uma denúncia valia ente 250 e 750 escudos.

A POLÍCIA JUDICIÁRIA Militar levou a tribunal um processo-crime em que é arguido o agente da ex-PIDE/DGS António Domingues acusado do assassínio do pintor e militante comunista na clandestinidade, José Dias Coelho.

ÀS 12,00 HORAS DE 27 de Julho o Presidente a República General António de Spínola anunciou perante o País que, sobre reconhecer o direito dos povos das colónias a assumirem o seu próprio destino, podendo encaminhar-se sem qualquer ambiguidade para a independência política, Portugal está pronto a iniciar o respectivo processo de transmissão de poderes.


Do discurso de António Spínola:




Legenda: Título da 1ª página do Diário de Lisboa de 27 de Julho de 1974.
Mário Soares, Magalhães Mota, Álvaro Cunhal no comício no Estádio 1º de Maio.
.


Fontes: Recortes de acervo pessoal, Diário de Uma Revolução, Mil Dias Editora, Lisboa, Janeiro de 1978, Portugal Depois de Abril de Avelino Rodrigues, Cesário Borga, Mário Cardoso, Edição dos Autores, Lisboa, Maio de 1976, Portugal Hoje, edição da Secretaria de Estado da Informação e Turismo, A Funda, Artur Portela Filho, Editora Arcádia, Lisboa.

Sem comentários: