sexta-feira, 23 de outubro de 2015

OLHAR AS CAPAS


De Profundis, Valsa Lenta

José Cardoso Pires
Prefácio: João Lobo Antunes
Capa: Emília Abreu
Publicações Dom Quixote, Lisboa, Maio de 1967


Janeiro de 1995, quinta‑feira. Em roupão e de cigarro apa‑ gado nos dedos, sentei‑me à mesa do pequeno‑almoço onde já estava a minha mulher com a Sylvie e o António que tinham chegado na véspera a Portugal. Acho que dei os bons‑ ‑dias e que, embora calmo, trazia uma palidez de cera. Foi numa manhã cinzenta que nunca mais esquecerei, as pessoas a falarem não sei de quê e eu a correr a sala com o olhar, o chão, as paredes, o enorme plátano por trás da varanda. Parei na chávena de chá e fiquei. «Sinto­‑me mal, nunca me senti assim», murmurei numa fria tranquilidade. Silêncio brusco. Eu e a chávena debaixo dos meus olhos. De repente viro‑me para a minha mulher: «Como é que tu te chamas?» Pausa. «Eu? Edite.» Nova pausa. «E tu?» «Parece que é Cardoso Pires», respondi então.

Sem comentários: