sábado, 31 de outubro de 2015

OS IDOS DE OUTUBRO DE 1975


31 de Outubro de 1975

VOLTOU A NÃO SAIR O SÉCULO. Ontem aconteceu o mesmo. Trabalhadores apoiantes do PS juntaram-se a trabalhadores do MRPP e, em referendo , aprovaram a demissão do director Adelino Tavares da Silva e do chefe de redacção Joaquim Benite.
De um comunicado do Partido Socialista:


Um plenário, terminado já de madrugada, aprovou que o director do jornal seria. o tipógrafo Francisco Lopes Cardoso que remete para um caso semelhante em que o tipógrafo Alexandre Vieira, durante a primeira República, dirigiu  o jornal A Batalha.
Os trabalhadores e jornalistas afectos ao PS e MRPP consideraram a eleição como uma manobra vil de um minoritário grupo partidário «social-fascista». Os restantes trabalhadores chamaram-lhe uma grandiosa vitória da classe operária.
Até ao 25 de Novembro o jornal no cabeçalho o nome do novo director.

CARLOS ALTAMIRANO, secretário-geral do Partido Socialista chileno, que se encontra em Lisboa fazendo parte de uma delegação do Conselho Mundial para a Paz, disse, ontem, num comício em Sacavém:
As massas exploradoras de todo o Mundo têm, agora, a sua atenção concentrada
No que se passa em Portugal. O vosso processo revolucionário tem numerosas singularidades. Desejamos que Portugal não seja um novo Chile e sim um Vietname vitorioso.
O República pega em outras palavras de Altamirano e publica um «Ponto Assente»:


FALTAM 25 Dias para que se dê o golpe do 25 de Novembro de 1975, o «DIA NÃO», tal como escreveu Maria Velho da Costa.

Fontes:
- Acervo pessoal;
Os Dias Loucos do PREC de Adelino Gomes e José Pedro Castanheira.

Sem comentários: