sábado, 23 de setembro de 2017

NÃO TENTAR AQUILO DE QUE NÃO SE ESTÁ CERTO


Mário-Henrique manda-se para fora de pé.

Longa carta, datada de 13 de Setembro de 1961, ainda em S. Domingos de Rana. E diz a Isabel  que a vai começar a tratar por tu.

Minha Maruska, ouve com atenção e não digas que não te avisei: vais ter algum tempo para pensar, mas olha que depois, se quiseres, nunca mais poderás voltar atrás. Não vai haver mais nenhum processo de divórcio na minha vida, Isabel, creio que concordas e compreendes.
Ouve, querida, ouve com atenção e não digas que não te avisei: não sou um homem nada fácil, sei isso muito bem. Complico coisas que não devem ser complicadas, atiro outras pelo ar, enfim, parece que viver comigo não é exactamente um paraíso. Além disso, tenho nesta altura a vida quase completamente destruída (porque eu, estupidamente, a deixei destruir, é um facto). Terei que reconstruir tudo mas, se tu quiseres, reconstrui-la-ei para nós, com tanta ou mais força do que tenho feito até aqui. Também, Isabel, irão acontecer várias coisas: vai haver fedelhos a rasgar livros e a quem eu berrarei furibundo, só para tu os poderes beijar em seguida. Vai haver complicação económica se tu não fores capaz de deitar a mão a esse assunto, como administradora, Vai haver zanga e querela de vez em quando, talvez só para poder haver uma razão para eu te beijar depois… Vão haver muitas coisas e, portanto, deves pensar bem e saber se queres ou não queres que tudo isso aconteça. Se não quiseres, Isabel, deixa-me pelo menos a recordação do teu sorriso e a saudade enorme dos beijos que nunca te dei. E tenho muitas saudades deles! Deixa-me isso – que não me podes tirar, nunca poderás – e sê perfeitamente honesta para contigo e para comigo também. Já te disse, creio, que em amor só há dois caminhos: sim ou não. Ninguém pode amar apenas por simpatia e tolerância. Acaba tudo mal, como viste na minha “estimada esposa”. É preferível não tentar aquilo de que não se está certo.

Mário-Henrique Leiria em Depoimentos Escritos

Sem comentários: