quinta-feira, 2 de novembro de 2017

NÃO COMPREENDER O TRÁGICO DA EXISTÊNCIA


Vejamos também se é possível tirar daqui uma lição de técnica.
A lição habitual – vulgar, mas ainda não apreendida. É supremamente voluptuosos abandonarmo-nos à sinceridade, aniquilarmo-nos em algo de absoluto, ignorar tudo o resto; mas, precisamente porque é voluptuoso, é preciso pôr-lhe termo. Se há alguma coisa que já deveria ser clara para mim, é esta: todos os erros que cometi tiveram origem no abandono ao absoluto, ao ignoto, ao inconsistente. Ainda não compreendi o trágico da existência, ainda não me compenetrei da sua realidade. E, no entanto, é evidente: é preciso vencer o abandono voluptuoso, deixar de considerar os estados de alma como fins em si.
Para um poeta, é difícil. Ou muito fácil. Um poeta compraz-se em mergulhar num estado de alma e em desfrutá-lo – eis a fuga ao trágico. Mas um poeta não deveria esquecer que, para ele, um estado de alma ainda nada é; o que conta é a poesia futura. Este esforço de frieza utilitária é o seu trágico.
Que se deve viver tragicamente e não voluptuosamente, é demonstrado pelo que sofri até agora. Ou antes, pelo que inutilmente sofri. Abriu-me os olhos uma nova leitura das minhas poesias de 1927. Encontrar, naquela ingenuidade difusa e napolitana, os mesmos pensamentos e as mesmas palavras do mês passado, aterrou-me. Passaram nove anos, e ainda respondo tão infantilmente à vida? E aquela virilidade, que parecia coisa duramente conquistada nos anos de trabalho, era assim tão inconsciente?
A poesia é menos culpada desta insuficiência do que qualquer outra coisa. A poesia ensinou-me, pelo menos, a dominar-me, a recolher-me, a ver claro: a poesia serviu-me, no sentido mais prático do termo. A culpa é do sonhar-acordado, coisa muito diferente e inimiga da boa arte. A culpa é da minha necessidade de evitar as responsabilidades, de sentir sem pagar.

Cesare Pavese em Ofício de Viver

Legenda: não foi possível identificar o autor origem da fotografia.

Sem comentários: