sábado, 25 de novembro de 2017

NOVEMBRO DE 1967 VISTO PELA DITADURA


O Notícias de Portugal era um boletim semanal, tiragem de 75 mil exemplares em papel bíblia, destinado às comunidades de emigrantes espalhadas pelo mundo e um veículo de propaganda da ditadura.

O 1º número está datado de 10 de Maio de 1947.

Como se publicava aos sábados, só na semana seguinte poderia abordar as trágicas inundações de 25 de Novembro.

Abordar é uma maneira de escrever.

Na edição de 2 de Dezembro, a 1ª página é tioda uma fotografia de Salazar a falar ao país, não sobre os dias trágicos, mas sobre uma «significativa» homenagem que os Municípios de Moçambique lhe vieram prestar. O ditador aproveitou para fazer um discurso que ficou para história com o título de «A Política de África e os Seus Erros».

Os erros são os dos outros, nunca os seus.


As notícias sobre a tragédia reduzem-se a notas de circunstância e em que, nem uma só vez, é referido o número de mortos, nem mesmo os que a ditadura disse que se registaram.

O resto é a reunião do Conselho de Ministros de 27 de Novembro, sem qualquer indicação de decisões, a bênção apostólica que o Papa Paulo VI dirigiu às famílias das vítimas, juntamente com um cheque de dez mil dólares e as mensagens de pesar que alguns estadistas enviaram ao Presidente da República.


Como certamente entenderam que o espaço dedicado às inundações já era muito, resolveram incluir fotografia e texto da entrega de prémios científicos a dois médicos, e texto e fotografia  de Américo Tomás a inaugurar, no Palácio Foz,  a VI Bienal Internacional de Arte Fotográfica, organizada pelo Grupo Cultural e Desportivo da Companhia Nacional de Navegação.


E, nos números seguintes, não mais falaram da catástrofe de 25 de Novembro.

Nota do editor: como os exemplares do Notícias de Portugal estão encadernados, a sua digitalização, por vezes, não é fácil.

Sem comentários: