quinta-feira, 12 de julho de 2018

NOTÍCIAS DO CIRCO


É com esta capa que o diário espanhol Marca assinala o adeus de Cristiano Ronaldo ao Real Madrid.

«Não haverá outro igual. Cristiano, a lenda dos 451 golos, está de partida», lê-se na manchete.

A capa ilustra os 451 golos apontados por Cristiano em 438 jogos oficiais ao serviço do clube.

Cristiano Ronaldo é jogador da Juventus para as próximas quatro épocas, depois de o clube italiano e o Real Madrid terem acertado a transferência do internacional português por 117 milhões de euros com um ordenado de 30 milhões de euros anuais. 

Ou seja, 3425 euros por hora.

Entretanto os trabalhadores da FIAT, proprietária da Juventus, que não são aumentados há 10 anos, avançaram para uma entre as 22 horas de domingo 15 de Julho e as 18 horas de terça-feira 17 de Julho.

«É justo? É normal uma pessoa ganhar milhões, enquanto milhares de famílias não conseguem sequer chegar ao meio do mês? Somos todos empregados do mesmo dono, mas a diferença de tratamento não pode ser aceite. Os trabalhadores da FIAT deram à empresa uma fortuna nas últimas três gerações, mas em troca recebem apenas uma vida de miséria. A empresa deve investir em carros que garantam o futuro de milhares de pessoas, em vez de enriquecer apenas uma. Esse deve ser o objetivo, uma companhia que coloca os interesses dos seus empregados em primeiro lugar. Se não for assim, então é porque preferem o mundo do futebol, do entretenimento e tudo o resto», lê-se num comunicado da Unione Sindicale di Base.

Esta posição dos trabalhadores levou a Juventus a cancelar a mega apresentação que estava a preparar, em pleno estádio,  para a recepção ao jogador.

O espectáculo foi, entretanto, cancelado.

Num palavrado aos solavancos, invocam problemas logísticos, de segurança, um blá-blá-blá que não convence ninguém.

Mas a real razão prende-se com as possíveis reacções que os trabalhadores da FIAT poderiam exercer criando situações confrangedoras que poderiam ficar fora de controlo.

A apresentação de Cristiano Ronaldo acontecerá, apenas, em conferência de imprensa e numa ida ao relvado do estádio para as fotografias da praxe.

Sem comentários: