domingo, 22 de setembro de 2019

OLHAR AS CAPAS


A Idade da razão
1º volume de Os Caminhos da Liberdade

Jean-Paul Sartre
Tradução: Sérgio Milliet
Capa: Jos´Cândido
Livraria Bretrand, Lisboa, Janeiro de 1975

-Brunet, ainda te lembras? Foste tu o meu melhor amigo.
Bruner brincava com o fecho da porta.
- Porque teria vindo se não me lembrasse? Se tivesses aceitado, poderíamos trabalhar juntos.
Calaram-se. Mathieu pensou: «Esta com pressa, Doido por se ir embora.» Brunet acrescentou sem o olhar:
- Ainda gosto muito de ti. Do teu focinho, das tuas mãos, da tua voz. E depois há as recordações. Mas isso não modifica a coisa. Os meus únicos amigos agora são os camaradas do partido. Com esses eu tenho um mundo em comum.
- E achas que não temos mais nada em comum?
. Bruner ergueu os ombros sem responder. Bastava uma palavra, uma só, e tudo seria devolvido a Mathieu, a amizade de Bruner, razões de viver. Era tentador como o sono. Mathieu endireitou-se repentinamente.
- Não quero demorar-te – disse – Vem visitar-me quando tiveres tempo.
- Certamente – disse Brunet.  – E tu, se mudares de opinião, manda-me um recado.
- Certamente – Disse Mathieu.
Brunet abriu a porta. Sorriu para Mathieu e foi-se embora. Mathieu pensou: «Era o meu melhor amigo.»

Sem comentários: