segunda-feira, 31 de agosto de 2020

ETECETERA



A estupidez arrasta-se por todo o ano. Nunca compreendeu muito bem porque a um mês, este que agora vai bterminando, chamam a estação estúpida.
Amanhã, como diria o senhor meu pai, voltamos a ser gente.

1.

Fernanda Lapa numa entrevista ao Expresso: «Este país não é para artistas, nem para velhos, nem para novos.»
Sabia do que falava, algumas vezes posta para trás, mas sempre lutou. Após o Novembro de 1975, tal como o poeta José Gomes Ferreira, tornou-se militante do Partido Comunista.

2.

Escreveu Francisco Louçã em crónica no Expresso:

«Se há algo em Portugal que seja tão regular e previsível como o relógio de cuco são os escândalos do Novo Banco.»

Manuel Carvalho da Silva:

«A 3 de fevereiro de 2017 a Assembleia da República rejeitou, com votos contra do CDS, do PSD e do PS, projetos de resolução do BE e do PCP que se opunham à venda do banco à Lone Star e propunham a sua nacionalização. Muitos dos agora surpreendidos e indignados estão apenas a colher o que semearam. E o presidente da República, ou o primeiro-ministro não podem falar do assunto como se dispusessem apenas da informação do comum dos cidadãos. Não lhes podemos admitir hipocrisia política ou desresponsabilização.»


3.

A cidade de Lisboa tem quase 3 mil prédio devolutos.

4.

As obras no Hospital Militar de Belém, em Lisboa, custaram mais do valor inicialmente estimado, avançou o Diário de Notícias.
De acordo com o jornal estava inicialmente previsto que a reabilitação de três dos cinco pisos do antigo Hospital Militar de Belém custasse 750 mil euros mas a factura já vai 2.598.964,46 euros.

5.

Em Portugal, segundo um estudo da Marktest, 3,2 milhões de pessoas têm cães em casa e 2,7 milhões têm gatos.

6.

Cerca de 40% das mortes por covid em Portugal aconteceram nos lares.
Continuam a acontecer.
As diversas entidades vão discutindo o sexo dos anjos.

7.

Na Figueira da Foz uma mulher tentou pegar fogo ao marido, depois de o regar com um líquido combustível, no seguimento de uma discussão conjugal.

8.

Dizem: perderam-se em Portugal mais de 225 mil empregos durante a pandemia. O número deverá ser superior.

9.

Bruno Candé, actor, negro, 39 anos, foi morto com quatro tiros disparados à queima-roupa numa rua de Moscavide. O autor dos disparos, um homem branco, foi a casa buscar uma arma que trouxera dos tempos em que esteve como militar nas colónias, ele disse «ultramar».
Bruno Candé deixou mulher e três filhos menores.

10.

O que leva um político experiente como António Costa falar em off a jornalistas?

11.

Terei que falar apenas por mim: não tenho nenhuma segurança no que ao meu quotididnao diz respeito. O mundo que acompanhou todo o meu viver, acabou. Que me interessa o dia de amanhã se não tenho segurança, confiança. no exacto  segundo em que escrevo. A minha sobrevivência está em risco e, apesar disso, não há dia que não esqueça levar a máscara para ir fazer compras, mesmo sabendo que basta um mínimo descuido para que aconteça a morte do artista.
De certezas apenas a ideia que Agosto terminou.
Talvez nem tudo esteja perdido.

12.

Pergunta a Hélia Correia: «para que servem os poetas em tempo de indigência?»

Sem comentários: