segunda-feira, 28 de novembro de 2022

DOS REBOTALHOS E COISAS ASSIM...


Enquanto quase todos veem futebol catari, outros, tão poucos, vão pensando que o mundo está tão perigoso que causa arrepios. Marcelo avisa-nos – olha a novidade!... – Costa também, que o ano que há-de chegar, vai ser duro e exigente!

1.

A Polícia Judiciária desmantelou uma rede de traficantes que exploravam trabalhadores agrícolas no Alentejo com a falsa promessa de bons salários e alojamentos dignos. No que mafiosos chamam alojamentos dignos, viviam mais de 70 pessoas a dormir num alojamento com uma única casa de banho, com colchões espalhados pela casa e ordenados entre 5 e 10 euros por semana.

Esta situação de exploração humana nas explorações agrícolas espalhadas pelo país, existem há vários anos sem que as autoridades governamentais, apesar de sucessivos alertas, tomassem quaisquer providências.

Mas não existe um Alto Comissário para as Migrações?

O SEF ainda está em funções?

Que fazem os ministros no governo de maioria absoluta?

2.

A sobrevalorização do preço das casas em Portugal está a bater recordes e é equiparável ao fenómeno que também afecta outros países da União Europeia, sobretudo os mais ricos, entre eles alguns Estados nórdicos como Suécia ou Dinamarca.

E os jovens do ensino superior, que vêm para Lisboa com o fito de tirar um curso, não encontram habitação a preços decentes e muitos desistem de estudar.

A mesma pergunta:

Que fazem os ministros do governo de maioria absoluta?

3.

No Café do Monte, Ana Cristina Leonardo lê a imprensa internacional:

«A aliança do Ocidente contra Vladimir Putin começa a revelar fraturas, explicou esta sexta-feira o jornal “POLITICO”: as principais autoridades europeias estão furiosas com a Administração Biden e acusaram agora os americanos de fazer uma fortuna com a guerra enquanto os países da UE sofrem. “Se olharmos com seriedade, o país que mais lucra com esta guerra são os Estados Unidos, porque vendem mais gás a preços mais altos e porque estão a vender mais armas”, garantiu um alto funcionário europeu à publicação. “Os Estados Unidos precisam de perceber que a opinião pública está a mudar em muitos países da UE.”

Enquanto tentam reduzir a sua dependência da energia russa, a UE voltou-se para o gás dos EUA – mas o preço que os europeus pagam é quase quatro vezes mais alto do que os mesmos combustíveis nos Estados Unidos. É demais para os responsáveis de Bruxelas – o presidente francês, Emmanuel Macron, garantiu que os altos preços do gás nos EUA não são “amigáveis” e o ministro da Economia da Alemanha pediu a Washington que mostre mais “solidariedade” e ajude a reduzir os custos de energia.

Diversos ministros e diplomatas expressaram a sua frustração com a forma como o Governo de Biden simplesmente ignorou o impacto das suas políticas económicas domésticas sobre os aliados europeus. Quando os líderes da UE enfrentaram Biden sobre os altos preços do gás nos EUA na reunião do G20 em Bali na semana passada, o presidente americano simplesmente parecia não saber do assunto, segundo revelou fonte próxima.» 

4.

Na compra de uma mesa e vinte e quatro cadeiras para a residência oficial do primeiro-ministro, foram gastos vinte e um mil euros.

Será que os ministros do governo de maioria absoluta, para além de empregos de consultoria jurídica que arranjam para amigos e familiares, sempre fazem alguma coisa?

5.

O governo estima que a relocalização do Complexo Logístico da Bobadela vá custar seis milhões de euros ao Estado, mas um documento das autarquias fala em 90 milhões.

O parque logístico dos contentores da Bobadela terá de ser desactivado até final deste ano para que toda aquela área fique disponível para apoio e realização das Jornadas Mundiais da Juventude, que ocorrerão no Verão do próximo ano, com a presença do Papa Francisco.

Contudo, até agora as autarquias ainda não sabem se os contentores ficam em Loures, ou se deslocam para Vila Franca de Xira ou para qualquer outra autarquia.

6.

Segundo dados do Censo de 2021, agravou-se o índice de envelhecimento e aumentou o número de estrangeiros a viver em Portugal. 

Mais de 23% da população portuguesa era idosa, o fenómeno de envelhecimento agravou-se na última década.

Acima de um milhão de gente, vive sozinha.

A solidão não pára de crescer.

É uma doença crónica, dizem especialistas.

Há quem diga que os centros comerciais, acima de tudo, existem para muitos poderem administrar a sua solidão.

O poeta Alexandre O’Neill dizia que a solidão procurada é boa, a que não é procurada, torna-se muito chata.

Outro poeta, José Gomes Ferreira, escreveu numa parede do quarto do filho: «A solidão é boa para não se estar sozinho.»

Fernando Lopes Graça morava na Parede. A pianista Olga Prats também. Numa noite de Verão, em que o acompanhava a casa, Olga Prats ouviu o Graça dizer:

«Eu agora não queria ficar sozinho, fosse quem fosse, homem ou mulher, rapaz ou rapariga, nem que fosse um cão.»

Sem comentários: