domingo, 10 de fevereiro de 2013

A CAMINHO DE SÃO VALENTIM


Neste dia, há 66 anos, Simone de Beuavoir estava em Nova Iorque e desesperava por ter constatado que durante a noite a neve derreteu-se e as ruas estavam cobertas de uma imundície cinzenta.

Também barafustava contra os costumes americanos, as montras dos estabelecimentos cheia de coraçõezinhos destinados ao Dia de São Valentim e irritava-se com essa história de em locais públicos se cantar o Happy Birthday.

Ella Fitzgerald também odiava a cantilena, sigo as pisadas da diva, mas abro uma pequenina excepção: aquele sussurro de Marilyn Monroe, no Madison Square Garden: happy birthday Mr. President.


Dentro de três dias, deixo Nova Iorque. Tenho muitas voltas a dar, negócios a arrumar, e toda a manhã palmilho as ruas lamacentas dos bairros elegantes. As pastelarias expõem nas montras imensos corações vermelhos, enfeitados de fitas e cheios de bombons; há também corações engenhosamente suspensos, nas papelarias, nas gravatarias. Não tarde que seja o dia de São Valentim, dia em que as raparigas devem oferecer presentes ao seu boy-friend. Há sempre qualquer festa em vistas, na América; isto distrai. Mesmo as festas particulares têm a dignidade de cerimónias públicas; em especial os aniversários: parece que o nascimento de qualquer cidadão é um acontecimento nacional. Uma noite destas, num clube nocturno, a sala inteira desatou a cantar em coro em coro Happy birthday, enquanto um senhor gordo, confuso e lisonjeado, apertava com acanhamento os dedos da mulher. Anteontem tive que telefonar: duas college-girls entraram antes de mim na cabina; e enquanto eu batia impacientemente os pés em frente da porta, elas fizeram uma ligação e entoaram: Happy birthday; cantaram-no até ao fim. Vendem-se nos bazares bilhetes postais de aniversário, com os parabéns impressos, com frequência em verso. E podem «telegrafar-se» flores por esta ocasião, como por outras. Todas as casas de floristas recomendam em grandes letras: Wire flowers.

Simone de Beauvouir em A América Dia a Dia, Editora Arcádia, Lisboa s/d

Legenda: imagem do filme de Nora Ephron Sintonia de Amor (Sleepless in Seattle), 1993.

Sem comentários: