quarta-feira, 25 de setembro de 2013

SÓ QUANDO DEUS DETERMINAR


25 de Setembro de 1968

Neste dia, o Chefe de Estado Américo Tomaz fica a saber que a vida política de Salazar está terminada.

A 17 de Setembro já convocara o Conselho de Estado, desconhecendo-se o que terá sido discutido, mas não é muito difícil imaginar o que por lá se disse.

Neste dia dá-se a morte de Salazar.

Não a física mas uma outra.

O teatro de fantoches entrará pelo próximo ano.

Durará até 27 de  Julho.

Como escreveu José Cardoso Pires a abrir o DinossauroExcelentíssimo:

Hoje em dia pode-se roubar tudo a um homem. – atá a morte. Rouba-se-lhe a morte com a mesma facilidade com que se lhe rouba a vida, a face ou a palavra, que são coisas mais que tudo inestimáveis.

Jacinto Baptista no seu livro: Caminhos Para Uma Revolução:

Manuel Anselmo, premonitório, em 9 de Novembro de 1961, ao discursar no Teatro da Trindade, na sessão de encerramento da campanha eleitoral organizada pela União nacional:

«… Salazar não cai nem cairá senão quando Deus – o Deus de Ourique! – o determinar, Deus que nós adoramos como primeira certeza das nossas consciências e que, como prova de Amor, se dignou enviar a esta Geração do Resgate, em nossos dias, como Embaixatriz do Céu, cheia de Luz e Milagre, Sua Santíssima Mãe, a Virgem Imaculada, Nossa Padroeira desde Dom Afonso Henriques.»

José Gomes Ferreira no 6º volume dos seus Dias Comuns:

Aos optimistas fáceis, que esperam que Alguém Misericordioso nos traga o Futuro numa bandeja, não me canso de dizer com voz de ser-fácil-acertar quando se aposta no que há de menos vil nos homens.
- Não se regozijem antes de tempo… O Salazar vai pesar durante anos e anos na nossa vida, como uma espécie de Lénine do avesso para medíocres…

Legenda:  O Prof. Christian Barnard, autor da primeira transfusão cardíaca, na Casa de Saúde da Cruz Vermelha
Fotografia e legenda do Notícias de Portugal nº 1118.

Sem comentários: