quarta-feira, 4 de setembro de 2013

OLHAR AS CAPAS


Square Tolstoi

Nuno Bragança
Capa: Manuel Rosa/Ilda David
Assírio &Alvim, Lisboa Novembro de 1981

«Ó Ramiro», disse eu, «Na Bíblia (Antigo Testamento) diz-se que Jeová faz pagar as faltas dos faltosos até à quarta geração. O que é que achas diante deste filme?»
O Ramiro olhou-me, naquele esforço de passar da concentração no trabalho para uma pergunta aparentemente fora disso. Mas depressa começou a rir.
«Ó Anibal, pá, eu acho que os Lusitanos do Viriato deviam ser tão salteadores como a malta do Afonso Henriques e depois a dos Afonsos de Albuquerque. Quando os Africanos se livrarem da nossa pilhagem deles, vamos acabar por nos saltear a nós mesmos.»
»Isso já começou há muito tempo», disse eu.
»Mas vai acabar pior do que imaginas», disse o Ramiro. «Vai acabar com cada português a levar-se à certa a si próprio.»
«Então vai acabar com toda a gente doida.»
«Ainda não tinhas dado por isso?»

Sem comentários: