segunda-feira, 16 de setembro de 2013

O VENTO DE VERÃO


Nem sempre podemos concordar com os escritores que preenchem os nossos dias.

Rainer Maria Rilke escreveu que só o Verão vale a pena.

O Silva da mercearia, onde vivo ainda há mercearias do antigamente, olha os vestidos frescos das freguesas e não resiste a pensar, a dizer?, que bem lhe fica o Verão menina,.

Verão que é o tempo do meu desespero, o de nunca conseguir viver de acordo com os angustiantes dias quentes. 

Acontecia o mesmo ao meu pai que, mal via chegar o Verão, dizia cúmplice: em Setembro voltamos a ser gente.

Nunca me preocupei nada em saber se há gente que tem um Verão melhor do que o meu, pela simples razão de que não gosto do Verão.

O facto de não gostar do Verão, não me cega ao ponto de gostar de quem gosta do Verão. Por exemplo, o poeta Ruy Belo que amava o Verão como ninguém mais: mesmo que não conheças nem o mês nem o lugar caminha para o mar pelo Verão.

Ou Santíssimo Agosto, Agosto Santíssimo, tal como escrevia Jorge Listopad no último JL.

Olhando o caminhar dos dias para o Outono, lembrei-me de uma bonita canção do Frank Sinatra.



Sem comentários: