sábado, 28 de dezembro de 2013

UM REI NO NATAL



Principalmente nos anos, 50, 60, também 70, todos os grandes artistas, bem como as grandes orquestras, editavam um álbum de Natal que se tornavam nos discos mais vendidos do ano.

Charlotte Greig, nos diversos livros que publicou sobre os discos mais vendidos nas diversas décadas, lembra-nos que o álbum de Natal deElvis Presley, lançado em Outubro de 1957, foi o mais vendidona década de 50, qualquer coisa com 7 000 000 cópias.

O top dos 100 álbuns mais vendidos na década de 50, regista que 9 álbuns de Natal se encontram nesse número: Johnny Mathis (o quinto mais vendido na década com 2 000 000 cópias), Tennessee Earnie Ford, Frank Sinatra, Orquestra de Mitch Miller, Bing Crosby, Orquestra de Mantovani, The Rober Shaw Chorale e a Orquestra de Ray Conniff.

A história do álbum do Elvis contada por Charlotte Greig:

Gravado em 1957, o primeiro álbum de canções de natal por Elvis ajudou a defini-lo como rei do entertainment ligeiro, além do rock and roll. Apesar de suscitar alarido quando foi lançado (Irving Berlin, o autor de White Christmas, levou a cabo uma campanha para impedir que a versão de Elvis fosse tocada na rádio), o álbum chegou a número na tabela Billboard e continuou a vender-se em grandes quantidades em cada Natal, até 1962. Desde então tornou-se um clássico de Natal e é actualmente o álbum mais vendido gravado nos anos 50.

O álbum, além de outro material, foi gravado em três dias (5 a 7 de Setembro) no Radio Recorders, em Hollywood. Continha uma mistura de hinos. Espirituais e canções seculares de Natal, todas interpretadas com a marca característica de Elvis. Durante as sessões, os compositores Leuiber e Stoller escreveram o tema de abertura, Santa Claus is Back in Town, que se tornou um dos pontos altos da colectânea.

Ao ser lançado em Outubro, analistas nos media, eclesiásticos e figuras da indústria musical – ignorando as raízes gospel sulistas de Presley – denunciaram-no como um tentativa do jovem rebelde do rock and roll para profanar a Cristandade. O público, porém, reagiu de modo diferente, e o espírito religioso sincero do álbum ajudou a confirmar o estatuto de Presley como um herói folk de toda a cultura americana.

Alinhamento das canções do álbum:

  1. "Santa Claus Is Back In Town" - 2:21
  2. "White Christmas" - 2:41
  3. "Here Come Santa Claus" - 1:54
  4. "I'll Be Home For Christmas" - 1:53
  5. "Blue Christmas" - 2:07
  6. "Santa Bring My Baby Back" - 1:51
  7. "Oh Little Town Of Bethlehem" - 2:34
  8. "Silent Night" - 2:22
  9. "Peace In The Valley" - 3:20
  10. "I Believe" - 2:04
  11. "Take My Hand, Precious Lord" - 3:16
  12. "It Is No Secret" - 3:54

Sem comentários: