sábado, 21 de dezembro de 2013

CONTINUAM AS MISSAS


21 de Dezembro de 1968

Aproxima-se o findar do ano.

Um ano que viu Salazar cair de uma cadeira, que obrigou a uma complicada intervenção cirúrgica e, dadas incapacidades várias, ser substituído por Marcelo Caetano.

O Notícias de Portugal dá conta que o Palácio Nacional de Queluz voltou a ser cenário da já tradicional cerimónia de apresentação de cumprimentos de Natal, dos membros do Corpo Diplomático ao Chefe do estado, em que, mais uma vez, se trocaram mensagens de paz e prosperidade para o Ano Novo.

Inúmeras pessoas de todas as categorias sociais continuam a inscrever-se no livro de cumprimentos ao Presidente Salazar.

Quase diariamente o Chefe de Estado, acompanhado de sua filha D. Natália Thomaz, outras individualidades do regime, deslocam-se à Casa de Saúde da Cruz Vermelha Portuguesa, para saber da evolução do estado de saúde do ilustre enfermo.

Por todo o país, continuam a celebrar-se missas por intenção do pronto restabelecimento de Salazar.

Começam a circular rumores de que está para breve a transferência de Salazar para a sua residência de S. Bento, transferência, por enquanto, condicionada a obras de beneficiação nos aposentos que habitualmente ocupa.

Recorrendo a Jacinto Baptista, nos seus Caminhos Para Uma Revolução, pode ler-se:

Salazar, segundo notícia autorizada pela Censura, já não é assistido pela equipa do Dr. Vasconcelos Marques – informou o Prof. Eduardo Coelho.
Este passo, porém é cortado:
«-Já não está? Evidentemente que já não está. Isso acabou. Fui eu que o chamei para operar o doente, não é verdade? Agora ele vai lá para baixo e já está entregue ao médico assistente, que sou eu…»
E está-lhe entregue, acrescente-se, com autorização de Américo Tomás.


Legenda: Fotografia do Notícias de Portugal nº 1130.

Sem comentários: