segunda-feira, 17 de março de 2014

REINA A ORDEM EM TODO O PAÍS


17 de Março de 1974

Apenas às 19,00 Horas do dia 16, o governo divulgou uma sucinta nota dos acontecimentos verificados a partir do Regimento de Infantaria nº 5 nas Caldas da Raínha.

Desta forma só no dia 17,os matutinos e os vespertinos só publicaram a nota e as reportagens do acontecimento do RI 5 que estiveram suspensas pela censura.

As notícias, principalmente do Diário de Lisboa e do República foram publicadas com cortes e muita matéria foi cortada na íntegra.


 Na primeira página da Época, matutino declaradamente pró-regime, o ultra Barradas de Oliveira escreveu o editorial: Não Pode Ser.


Existe a tese que o 16 de Março é uma tentativa desesperada de Spínola para evitar o eclodir do 25 de Abril nos moldes em que o MFA o concebera.

Praticamente todos os oficiais, implicados no Golpe das Caldas, estiveram com Spínola na Guiné ou eram muito próximos do General.

Armando Ramos um dos oficiais do 16 de Março, dirá, passada uma boa meia dúzia de anos, ao Expresso:

Para mim o 25 de Abril aconteceu no 16 de março. Após essa data já é o Partido Comunista o patrão de todo o processo. Os do 16 de Março foram gajos que se portaram bem. Não cultivaram um defeito próprio da época, que foi a vaidade.
Eu acho que no 25 de Abril 95 por cento da malta aderiu por solidariedade e cinco por cento porque eram comunas e queriam o poder.

Legenda: reprodução da primeira página da Época de 17 de Marços de 1974

Sem comentários: