quinta-feira, 27 de março de 2014

UMA NOITE DE HÁ QUARENTA ANOS


A Associação José Afonso e a Casa da Imprensa reeditam amanhã, no Coliseu de Lisboa, o I Encontro da Canção Portuguesa que a 29 de Março de 1974 juntou nomes como José Ary dos Santos, Fernando Tordo, Manuel Freire, Fausto, Zeca Afonso e Adriano Correia de Oliveira. O espetáculo terá lugar a 28 de março deste ano, no Coliseu de Lisboa. 

Em 1974, mais de cinco mil pessoas assistiram ao I Encontro da Canção Portuguesa, sob forte vigilância da polícia. Grândola, Vila Morena, canção de José Afonso (incluída em Cantigas do Maio , de 1971, e interpretada pela primeira vez ao vivo em Santiago de Compostela, na Galiza) foi então entoada espontaneamente pela audiência e, posteriormente, escolhida por militares como uma das senhas de arranque da Revolução dos Cravos.

Excerto da crónica-reportagem que Mário Contumélias escreveu para o Cinéfilo nº 27 de 6-12 de Abril de 1974:

Quando, depois do Adriano acabar de cantar, José Afonso se aproximou do microfone, as palmas rebentaram.
Venho aqui cantar uma canção GRÂNDOLA, disse Zeca.
Cerraram-se as luzes, e toda a sala, todos os 5 mil, de pé entoaram em coro os versos da canção. Braços dados, corpos balanceando, pés batendo no chão.
Quando o Zeca acabou, o público ficou lá, erguido ainda, nos camarotes, na galeria, na plateia, na geral, em todo o lado onde cabia mais um.

 Estas são as canções e os participantes que, amanhã, farão reviver aquela noite única de Março de 1974:  


Sem comentários: