sexta-feira, 17 de outubro de 2014

EU TINHA FOME


Dia Mundial para a Erradicação da Pobreza.

Mais de mil milhões de pessoas passam fome em todo o mundo e há 200 milhões de desempregados.

Um em cada quatro portugueses está em risco de pobreza e quem recebe o salário mínimo ganha menos 12 euros do que em 1974.

Portugal era em 2011 o nono país da União Europeia com uma taxa de risco de pobreza mais elevada, havendo no ano passado 360 mil pessoas a receber o Rendimento Social de Inserção, quase metade delas com menos de 25 anos.

É também o 6.º país da União Europeia com maiores desigualdades de rendimentos entre os mais ricos e os mais pobres e 29,3 por cento da população infantil encontrava-se em privação material no ano passado (privação material é quando um agregado não tem acesso a três bens de uma lista de nove considerados importantes).


Eu tinha fome
e vós fundastes um clube humanitário
para discutirdes sobre a minha fome.

Agradeço-vos!

Eu estava na prisão
e vós correstes à igreja
a rezar pela minha libertação.

Agradeço-vos!

Eu estava nu
e vós examinastes seriamente
as consequências morais da minha nudez.

Eu estava doente
e vós ajoelhastes-vos a agradecer ao Senhor
o dom da saúde.

Não tinha casa
e vós pregastes o amor a Deus.

Parecíeis tão piedosos, tão perto de Deus.
Mas eu ainda tenho fome, continuo só,
nu, doente, prisioneiro e sem casa.
Tenho frio!

Poema anónimo do Malawi


Legenda: não foi possível identificar o autor/origem da fotografia.

Sem comentários: