quarta-feira, 22 de outubro de 2014

MAIS DE DUZENTAS E CINQUENTA GUITARRAS DEPOIS



Mais que Mick Jagger, os Rolling Stones são Keith Richards.

Já havia histórias avulsas, mas a leitura de Life permite concluir que Jagger era um mero e vaidoso adereço.

Keith provém de uma família de músicos e não perdeu a oportunidade de seguir os mesmos caminhos.

Gus &Eu, conta a história em que Keith, por obra e graça do avô abraça a sua primeira guitarra.

Deitava-me com ela e envolvia-a nos braços.

Theodore Augustus Dupree, mais conhecido por Gus, avô de Keith, sabia tocar piano e fazer virar um violino, soprar no saxofone e dedilhar uma guitarra. Ele tinha sido soldado, padeiro, e líder de uma banda de jazz.

Quando entendeu chegada a hora, ensinou Keith a fazer acordes e deu-lhe como trabalho de casa Malagueña, uma peça de Ernesto Lecuona.

Gus achava que Malagueña constituía a base perfeita para aprender a tocar guitarra porque faz uso de uma técnica de dedilhado que contribui de forma crucial para desenvolver o tom do guitarrista.

Tempos depois, Gus disse ao neto:


E começou a magia.

Quando lhe disseram que o quinto neto vinha a caminho, Keith, ou alguém por ele, entendeu que era a altura de, em livro, render  homenagem ao Gus e assim nasceu Gus &Eu.

Aquele abraço especial entre os netos e os avós é único e merece ser preservado. Esta é a história de um desses momentos mágicos. Que eu possa ser um avô tão incrível como Gus foi para mim.

O livro é brilhantemente ilustrado por Theodora, uma das filhas de Keith Richards.

Gus &Eu é uma história comovente, um livro belíssimo.

Com Gus, nunca se sabia onde íamos parar.
Uma vez, ele fez-me subir até ao topo da Primrose Hill para ver as estrelas da noite.
- Não sei se conseguimos chegar a casa esta noite - disse-me o Gus. Por isso, dormimos debaixo de uma árvore no cimo da colina, com as estrelas no céu em cima e as luzes da cidade em baixo.

Sem comentários: