segunda-feira, 6 de março de 2017

NOTÍCIAS DO CIRCO


Vitor Dias, no seu blogue O Tempo das Cerejas, a propósito de uma mensagem sobre Fátima, de Zita Seabra, remete-nos para um texto do jornalista João Alferes Gonçalves:

 Não foi necessário descer aos subterrâneos do Vaticano: o quarto segredo de Fátima (até agora desconhecido) está à vista de todos no YouTube. Quem ainda não recebeu pelo menos três emails com o link para a extraordinária confissão de conversão de Zita Seabra, fica hoje a saber como a muito ex dirigente do PCP se sente confortada ao colo da virgem Maria, a quem agradece a conversão da Rússia e, presumo, a sua própria. O depoimento é uma coprodução do Santuário de Fátima e da Rádio Renascença, que pediram: Zita, junta a tua à nossa voz. E ela, tocada pelo Espírito Santo, juntou. O que parece certo, dados os conhecidos padrões de consumo da neófita, é que não está no seu horizonte juntar-se às Carmelitas Descalças. 
Passando a um plano mais sério, este episódio não pode deixar de suscitar uma reflexão sobre a credibilidade de uma pessoa que tem sido chamada pelos media a fazer juízos de valor sobre o partido e as pessoas que traiu. E, por extensão, sobre a credibilidade dos próprios media, cujo interesse óbvio é instrumentalizar a conversa (de paleio, não de convertida) de Zita Seabra no quadro de uma estratégia de combate ideológico.

Sem comentários: