segunda-feira, 4 de novembro de 2019

OLHAR AS CAPAS


Fogo Grande

Cesare Pavese/ Bianca Garufi
Tradução: Jaime Brasil
Capa: Octávio Clérigo
Colecção O Livro de Bolso nº 13
Portugália Editora, Lisboa s/d

Sílvia não voltou em nenhum daqueles dias. Não descobri com quem estava. Não era ela quem desaparecera; não mudara em nada a sua maneira de viver; eram meus conhecidos as palavras que dizia, a casa, os quartos, o seu despertar, as ruas; quem se tinha perdido era eu e já não via à minha volta nada conhecido. Estava como quando esperamos, a uma esquina, uma pessoa que se demora, e reparamos, estupefactos, nos transeuntes, nas manchas das paredes, nos estabelecimentos, nunca vistos antes.
Ao ver outras mulheres, pensava: «Quantas Sílvias! Qualquer mulher é uma Sílvia. É possível?» Conhecera no passado outras Sílvias. A minha vida era uma encruzilhada onde as Sílvias se tinham demorado um instante. Todas eram semelhantes e encontraram-se comigo por acaso. Desta vez sabia, no entanto, isto: quanto sofri por Sílvia não era casual. Também devia reconhecer não me ser possível viver com ela. Aqueles seus olhos, o cabelo, a voz, não eram para mim. Ao nascer, formaram-se e cresceram para ser vistos, ouvidos, beijados por outro, por um homem que não se parecesse comigo, tão diferente como um animal de um tronco. Que lhe havia de fazer?

Sem comentários: