domingo, 4 de julho de 2021

ASCENSÃO DOS MEDÍOCRES

29 de Outubro de 1974

Vivemos em «liberdade». Mas começa-se a respirar mal. Imprensa nas mãos dos comunistas. Extinção das «Páginas literárias». Livrarias, só com livros políticos. Era tal a fome deles que deu diarreia. TV política e de inspiração comunista. Um certo receio já de se comentar a coisa. Editoras a fecharem. A arte começa a ser suspeita ou menosprezada. Ascensão dos medíocres. Solidão.

Vergílio Ferreira em Conta-Corrente I Volume

2 comentários:

Luis Eme disse...

É isso mesmo, Sammy.

A mediocridade esteve cá sempre (muitas vezes logo na casa real...), mas a liberdade de Abril fez crescer o problema, com o aumento dos oportunistas em todas as áreas da sociedade.

Há mais lata, mais mentira, e mais gente que pensa que pode ser tudo o que quiser, mesmo sem ter qualquer talento para a coisa.

Sammy, o paquete disse...

Já lá vão de democracia tantos anos como os que tivemos de ditadura salazarista/marcelista. Naquela nave de lucos que foram os nossos primeiros tempos de liberdade, não olhámos as sombras que, a nosso lado, também mostravam sinais de grande alegria, disponibilidade para os abraços.
Estas palavras de Vergílio Ferreira, escritas em Outubro 1974, politicamente nunca estive perto do autor, prova que houve quem distinguisse essas sombras.
Nos dias que hoje correm, os medíocres e os seus descendentes, até ao nojo, florescem por aí…