terça-feira, 8 de fevereiro de 2022

AGRURAS DE EX-BANQUEIROS

1.

João Rendeiro encontra-se detido na prisão de Westville, em Durban, desde 13 de Dezembro do ano passado.

O processo de extradição do ex-banqueiro arrastar-se-á por longos tempos.

Recentemente deu instruções à sua advogada sul-africana para avançar com uma denúncia às Nações Unidas sobre as condições de higiene e segurança da prisão em que se encontra:

«As condições prisionais são terríveis. As janelas não têm vidros. Não há água quente. Não há assistência médica. Não há roupa de cama ou toalhas adequadas. As prisões sul-africanas são desumanas.»

2.

O ex-presidente do BES, Ricardo Salgado, disse hoje em tribunal que lhe foi diagnosticada doença de Alzheimer e, por isso, alegou não estar em condições de prestar declarações no julgamento do processo separado da Operação Marquês.

«Meritíssimo, não estou em condições de prestar declarações», murmurou aos juízes.

O antigo líder do BES nunca marcou presença nas anteriores oito sessões do julgamento, face à permissão da lei em relação ao contexto da pandemia de covid-19. Ricardo Salgado viu ainda os seus advogados apresentarem em outubro um atestado médico de diagnóstico de doença de Alzheimer, visando assim a suspensão do julgamento, mas essa pretensão foi recusada pelo tribunal.

Ricardo Salgado responde neste julgamento por três crimes de abuso de confiança, devido a transferências de mais de 10 milhões de euros no âmbito da Operação Marquês, do qual este processo foi separado.

O Ministério Público pede uma pena de prisão não inferior a 10 anos.

O colectivo de juízes agendou para 7 de Março a leitura do acórdão.

1 comentário:

Seve disse...

Ao invés de pessoas como o Manuel Antonio Pina estas sâo as personagens desinteressantes e o lado mais negro da nossa sociedade.
A ganância, a ambição desmedida, o calculismo, a exploração do outro em toda a sua plenitude (se essa palavra plenitude tem algum sentido quando se define esta gente).