terça-feira, 27 de novembro de 2012

QUOTIDIANOS


O Orçamento do Estado para 2013 foi hoje aprovado com os votos a favor do PSD e do CDS e os votos contra do PS, PCP, Bloco de Esquerda e do deputado do CDS Rui Barreto.

No encerramento do debate o ministro das Finanças reconheceu os riscos e as incertezas no exercício orçamental que "advêm do ajustamento da economia portuguesa, mas sobretudo no contexto externo que conheceu nos últimos meses uma assinalável deterioração.

Num documento de previsões económicas hoje divulgado pela OCDE , este organismo prevê que a economia portuguesa se contraia 1,8% em 2013, quase o dobro do que espera o Governo e a 'troika' (1%).

A OCDE também prevê que o crescimento económico só regresse no final de 2013, enquanto o Governo e a toika esperam que já no segundo trimestre do próximo ano a economia volte a crescer.

A OCDE prevê, tal como o Governo, que o desemprego atinja um máximo histórico no próximo ano. A previsão da OCDE é, contudo, ainda mais gravosa: uma taxa de 16,9%, mais ainda que os 16,4% avançados pelo Governo.

Organizada pela CGTP, realizou-se hoje, frente à Assembleia da República, e enquanto o orçamento era discutido  uma concentração, no decorrer da qual o povo e os trabalhadores gritaram bem alto:

Cambada de gatunos!

Sem comentários: