quinta-feira, 20 de maio de 2021

POSTAIS SEM SELO


«A Cultura é a maneira de as pessoas viverem, é aquilo que pensam. É de todos os cidadãos, não só dos que têm dinheiro para comprar cultura. A Cultura não é uma coisa que se compre, é uma coisa que se vive».

Luís Miguel Cintra, juntamente com Jorge Silva Melo, distinguido com o grau «doutores honoris causa» pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa.

3 comentários:

Seve disse...

Ó Sammy não quero, de modo nenhum, melindrar ninguém mas, talvez até fruto da minha ignorância, estes dois ilustres cidadãos sempre os associei efectivamente à cultura mas a uma cultura elitista (apenas acessível a alguns) -ou estarei redondamente equivocado?

Seve disse...

Devo salientar que quando me refiro a uma cultura elitista não tem qualquer intenção pejorativa ou de menoridade, nem tão pouco de discriminação, nada disso, é apenas uma forma de situar estes dois ilustres cidadãos.

Sammy, o paquete disse...

Cultura é apenas uma palavra. Uns dizem: bem perigosa. Cresci num mundo em que a cultura era entendível por quem a quisesse entender. Chamem-lhe elitista, chunga, o que quer que seja. Cultura é o que entendo, percebo e gosto. Subir a tal montanha mágica. A cultura já não é o que era. Deixámos que um bando de energúmenos, de grunhos, nos imponha conceitos e teorias.
Quanto a Luís Filipe Cintra e Jorge Silva, conheço-os há muito, desde que formaram o Teatro da Cornucópia e onde assisti a brilhantes representações de teatro. Aprecio os trabalhos que sempre desenvolveram.
E, caro Seve, aqui não tem que pedir qualquer desculpa pelas suas afirmações.