domingo, 2 de maio de 2021

SARAMAGUEANDO


6 de Junho de 1993

Uma leitora na Feira: «Quando o Levantado do Chão disse comigo: este escritor é diferente dos outros.» Acertou em cheio. Não disse «melhor que os outros», disse «diferente», e não imagina a que ponto lhe fiquei grato. Saiba que entre os muitos milhares de palavras até hoje se escreveram a meu respeito, nunca tinha encontrado essa. Diferente. Tem razão, diferente. E a mais não aspiro.

José Saramago em Cadernos de Lanzarote, Volume I

2 comentários:

" R y k @ r d o " disse...

José Saramago foi mesmo um escritor diferente. Para uns melhor que outros, Para outros pior que esses. Diferente, sem dúvida.
.
Votos de um dia da mãe muito feliz
( Poema sobre a mãe)
.
Pensamentos e Devaneios Poéticos
.

Seve disse...

Eu tenho esta cá bem encravada: o melhor escritor português depois de Camões!

(mas atenção que isto é o que eu julgo, mas note-se que eu sou um ignorante que, contudo, tenho aprendido com Saramago a ser menos ignorante.