quarta-feira, 17 de novembro de 2021

AINDA BEM QUE ME FAZ ESSA PERGUNTA


 Estará a democracia  em perigo?

Não sei bem, até porque tenho algumas dificuldades em perceber do que se fala quando a democracia desce à mesa da conversa.

Os comentadores daqueles canais de notícias, exalam uma euforia louca. Têm congressos de partidos, têm eleições para o ano, têm, para além das idas ao multibanco, mais as selfies, os sorrisos, os afectos, as intervenções sistemáticas de Marcelo sobre tudo e nada.

Ainda têm as montanhas de corrupção em tudo o que é empresas, ministérios, autarquias, até nas forças armadas.

Ariane, no guião de João César Monteiro De Bassin de John Wayne, diz para João de Deus: «Parece que não conheces a corja da têvê»

Por outro lado, ah sim!, por outro lado:

- o drama português não é o galope da pandemia, mas a possibilidade de a selecção portuguesa de futebol, se continuar com o seleccionador dos eternos milagres não marcar presença no mundial do Catar,

- os patrões voltam a pedir contrapartidas pelo «brutal» aumento do salário mínimo que o governo pretende fixar.

- ainda os patrões, mas agora da restauração, hotelaria e do turismo, dizerem estar a sentir sérias dificuldades para encontrar trabalhadores portugueses para os sectores, e têm de recorrer a trabalhadores das Filipinas, do Nepal, por aí fora, mas o que eles pretendem é subsistir com a sua estratégia de negócios intacta: salário mínimo, horários desregulados, recurso a estagiários e trabalho temporário. A falta de mão-de-obra é a miserável desculpa de quem não quer trabalhadores, mas escravos.

- Portugal aproveitou apenas metade dos fundos da União Europeia para apoio a refugiados e as organizações que trabalham no terreno queixam-se de um processo com muitas falhas e de falta de transparência na forma como o dinheiro tem sido gerido.

- Rui Rio, independentemente do que vier a ser o resultado das eleições do próximo ano, revelou disponibilidade para um acordo parlamentar com o Partido Socialista.

- António Costa, após mandar dizer que a esquerda não deixou passar o orçamento para 2022, dando continuidade ao truque, continua a sonhar com a maioria absoluta nas eleições do ano que vem.