quinta-feira, 25 de novembro de 2021

SUBLINHADOS SARAMAGUIANOS


Dito já que começaram as iniciativas que visam registar o centenário do nascimento de José Saramago, acrescenta-se que irei pegando num qualquer livro de José Saramago e copiarei dele uma frase, um parágrafo, aquilo que constitui os milhares de sublinhados que, ao longo dos muitos anos de leituras, invadiram os livros de José Saramago que habitam a  Biblioteca da Casa.

 Volto às entrevistas que José Saramago deu a José Carlos de Vasconcelos porque existe na entrevista, publicada na Visão de 16 de Janeiro de 2003, um sublinhado de que gosto muito. «Atenção, este livro leva uma pessoa dentro.»

Disse Saramago:

«Eu há muito que digo que todos os livros, e já agora em particular os meus, deviam levar uma cinta com estas palavras: atenção, este livro leva uma pessoa dentro. É isto, no fundo os meus leitores encontram nos meus livros a pessoa que eu sou e gostam.»

Sem comentários: