domingo, 26 de março de 2023

OLHAR AS CAPAS


Bem Comer & Curiosidades

José Quitério

Capa: O Pássaro e as Sombras, Fresco, Século I, Pompeia

Sistema Solar, Lisboa, Abril de 2022

Mito celulóidico, fantasma erótico de várias gerações, mulher fatal e total, Sophia Loren também pratica o amor com culinária. Em 1968, aproveitando repouso forçado por via de maternidade intrincada, deu à luz In Cucina com Amore, súmula de recordações e experiências gastronómicas. Aí enuncia os seus oito mandamento da coacção das massas. Para que fiquem como devem ficar: al dente, isto é, a oferecerem ainda resistência à dentadura na altura de serem comidas. Aà dentadura na altura de serem comidas. A saber:

1º - Cozê-las em panela grande com muita água.

2º - A água deve ferver em cachão e põe-se-lhe um pouco de sal quando entra em

 ebulição.

3º - Aumentar o fogo no momento em que se põe a massa na água fervente – diz Sophia  que é este o grande segredo napolitano.       

4º - Remexer as massas para que fiquem bem separadas umas das outras.

5º - Vigiar a cozedura. Desconfie dos tempos que vêm indicados nas embalagens Trincar a massa para saber se já está al dente

6º - Antes de retirar a água, pôr na panela um fio de azeite.

7º -  Sacudi-las bem no passador para que a água escorra toda.

Já está como ensinas, Sophia. Só falta o amore… 

2 comentários:

Seve disse...

O José Quitério tem um grande livro: "O LIVRO DE BEM COMER". Não o comprei na altura e agora...chapéu (não se pode comprar tudo-com grande pena minha-)

Sammy, o paquete disse...

No «Outro Lado das Capas», há instantes publicados, por aqui falo de que o José Quitério reuniu o «O Livro de Bem Comer» e «Histórias e Curiosidades Gastronómicas» num só volume que é o que apresentei, ao começo da tarde, em «Olhar as Capas»:
«Livro de Bem Comer foi publicado em 1987 e «Histórias e Curiosidades Gastronómicas» em 1992. Fizeram sem pressas os seus caminhos e acabaram naturalmente por esgotas. Durante muito tempo não anuí à sugestão do editor para os reeditar. Com o passar dos anos e o galopante aumento de interesse por estes temas, fui admitindo tal possibilidade, sobretudo porque verifiquei que continuavam a ter serventia, traduzida na muita gente que vinha beber destas águas, bastas vezes sem citar a fonte. Relidos os textos, também cheguei à conclusão que talvez não merecessem não ficar sepultados e poderem ser conhecidos pelos interessados da nova geração.
É assim que, decorridos respectivamente 28 e 23 anos, surge agora Bem Comer & Curiosidades». Não é uma mera junção dos dois. Foram retirados todos os textos de cariz estritamente literário-gastronómico, que entretanto enformara, acrescidos de vários outros, o livro Escritores à Mesa (e outros artistas), de 2010. Eliminaram-se alguns, adicionaram-se muitos mais, todos os originais foram sujeitos a revisão, expurgo e amiúde a ampliação.
Aqui fica. Obra definitiva e crê-se de registo histórico da cultura gastronómica portuguesa.»