sábado, 11 de março de 2023

O FECHAR DOS TAIPAIS


Serão terríveis os nossos dias futuros!

Marcelo Rebelo de Sousa entendeu assinalar os seus 7 anos de Presidência da República  com uma entrevista televisiva, conduzida por  António José Teixeira da RTP e Manuel Carvalho do Público, do em que foi buscar laivos catequistas dos domingos na TVI, malandrices como quando enganou Paulo Portas com a tal vichyssoise.

No fundo dos fundos arrasou António Costa e os padres que andam completamente desorientados no meio da pedofilia que pretenderam esconder durante anos e anos.

Resumindo:

A maioria de António Costa enrola-se num desgaste físico e mental que vai olhando para o curto prazo e não para os dias futuros, um ano político praticamente perdido, um PRR que, na visão de Belém, está atrasado, assinala as sucessivas greves dos professores, o ter que se repensar rapidamente a reconstituição do Serviço Nacional de Saúde (allô,allô, privados), e as trapalhadas da TAP e o diploma sobre a habitação.

Sobre a TAP deixa um sério aviso a Fernando Medina para que reveja os últimos anos em que foi Presidente da Câmara de Lisboa, porque podem aparecer alguns esqueletos no armário, dando a entender que tem informação privilegiada sobre algo que só ele saberá o quê.

«Dar sete dias para discutir um diploma sobre habitação depois de sete anos de espera é uma coisa do outro mundo e já se percebeu que os municípios não têm capacidade para descobrir as casas devolutas.»

Por fim não deixou de lembrar:

«O Presidente da República, até ao dia 9 de Setembro de 2025, tem o poder de dissolução.»

 «Mantenho esse princípio de manter a legislatura até ao fim, mas não peçam para renunciar ao poder de dissolver a Assembleia da República.»

1.

A crise nos Açores pressiona PSD a separar águas. Chega e IL são descritos pelos sociais-democratas como “imaturos e não confiáveis”.

O PSD pensou que poderia constitui nos Açores uma geringonça de direita.

Esqueceram-se que os partidos da geringonça de esquerda, com todos os seus defeitos, de algo não poderiam ser acusados: de imaturos e não confiáveis.

2.

 O governo acordou tarde para os preços que andam a ser marcados nos super e híper mercados. A ASAE no terreno  revela elementos que tornam evidentes as desconfianças de aproveitamento relativamente ao aumento do custo de vida. Todos os elementos levam à conclusão de que as margens brutas, ou seja, a percentagem de lucro obtida com a venda de produtos, considerando o custo de aquisição junto dos fornecedores e produtores e o preço a que, posteriormente os produtos são vendidos, aumentaram.

Os camionistas já vieram dizer que não é por eles que os produtos alimentares têm o aumento que se verifica.

Também a CEO da Sonae, que registou um lucro consolidado de 143 milhões de euros em 2022, mais 19% do que em 2021, escreveu uma carta aos trabalhadores da empresa em que declara que, face aos aumentos que se verificam na cadeia alimentar, existe  uma «campanha de desinformação» e que tal provoca «danos gravosos para a reputação do sector da distribuição alimentar». Nunca falando dos lucros, a empresária reconhece que existe inflação dos produtos alimentares, mas que tal é consequência de um «fenómeno global». Procurando a compreensão dos trabalhadores, lembra: «Como sabem, baixámos as nossas margens para acomodar o aumento dos custos». 

Por sua vez a Confederação Nacional dos Agricultores garante que enquanto os lucros das grandes empresas aumentam, o «rendimento dos agricultores desceu 11,8% em 2022», e que a culpa primeira terá que ser endereçada ao governo de António Costa.

3.

Os cinco maiores bancos que operam em Portugal obtiveram lucros agregados de 2583 milhões de euros em 2022, mais mil milhões de euros do que em 2021, segundo as contas da Lusa.

A Caixa Geral de Depósitos (CGD) foi o que conseguiu os maiores lucros, de 843 milhões de euros em 2022, mais 45% do que em 2021. O banco público anunciou ainda que pretende dar ao seu acionista, o Estado, o "maior dividendo" da sua história, de 350 milhões de euros.

O Santander Totta foi o segundo banco com melhores resultados em 2022, sendo o banco privado com mais lucros, o resultado do banco detido pelo espanhol Santander foi o maior da sua história, já o Novo Banco triplicou os lucros enquanto os lucros do BCP subiram 50% para 207,5 milhões de euros e os do BPI cresceram 19% para 365 milhões de euros.

4.

Ainda não esquecemos as borlas e regalias que o ex-presidente da Câmara de Lisboa Fernando Medina deu à cantora Madona e vai-se agora sabendo que Medina comprometeu a autarquia em encargos que durarão até o investigador e bibliógrafo argentino Alberto Manguel morrer: despesas diárias pagas e o palacete onde será alojada a biblioteca do argentino tem de ter cozinha e WC só para Manguel. A revista Sábado revelou agora a polémica relação entre a Câmara Municipal de Lisboa  e Manguel: um protocolo, um memorando e um contrato. Até hoje, só o primeiro tinha sido tornado público pela CML.

Enquanto o Ministro, Pedro Adão e Siulva, vão afirmando que é muito curto o dinheiro destinado aos artistas e companhias de cultura!

Sem comentários: