quinta-feira, 2 de março de 2023

O FECHAR DOS TAIPAIS


 

Uma frase terrivelmente maravilhosa de Elias Canetti: “Deus era coxo e criou os humanos como sua muleta”.

Que maravilhoso, os humanos são a muleta de Deus aquilo em que ele se apoia.

E sim que terrível, os humanos são a muleta de Deus.»

Gonçalo M. Tavares no Expresso. 

1.

Manuel Pinho, antigo ministro da Economia, nega ter praticado crimes de corrupção, mas assume, no requerimento de abertura de instrução, que cometeu “ao longo de vários anos crimes de fraude fiscal, tendo embarcado num esquema global dentro do Grupo Espírito Santos, em que os pagamentos de parte das remunerações e de prémios eram feitos por fora, inclusive para offshores”.

Pinho foi acusado da prática de crimes de corrupção, fraude fiscal e branqueamento de capitais no caso EDP.

Segundo o antigo governante, “esta era uma prática corrente no grupo, que tinha uma origem histórica, quando a família recuperou o controlo do banco, de que ao longo de anos beneficiaram dezenas, se não centenas, de pessoas, a qual, de resto, era conhecida do meio financeiro”.

2.

A defesa de Ricardo Salgado insiste na realização de uma perícia médica na fase de instrução do Caso EDP, devido ao diagnóstico de Doença de Alzheimer atribuído ao ex-banqueiro, e recusa a prática de qualquer crime.

«O arguido encontra-se à disposição do Tribunal Central de Instrução Criminal para realizar perícia médico-neurológica, para efeitos de comprovar o seu quadro clínico acima descrito, com as devidas consequências legais que daí devem ser retiradas, nomeadamente extinção/arquivamento dos presentes autos quanto ao arguido. Requer-se a realização de uma perícia médica da especialidade do foro neurológico».

3.

O parlamento finlandês aprovou a entrada da Finlândia na NATO visando ainda mais a expansão do bloco político-militar e a escalada de tensão. A entrada definitiva terá que ser aprovada pelos membros da NATO, sendo que a Turquia, que inicialmente se opunha, poderá favoravelmente caso a moeda de troca seja o repatriamento da população curda que se encontra em território finlandês.

4. 

O episcopado português reúne-se amanhã em Fátima para analisar o relatório da Comissão Independente para o Estudo dos Abusos Sexuais de Crianças na Igreja Católica, que validou 512 dos 564 testemunhos recebidos em dez meses.

5.

Um quarto das lojas situadas nas quatro principais artérias da Baixa de Lisboa estão fechadas desde 2020, o ano do início da pandemia. Rendas elevadas pedidas pelos senhorios é a principal razão.

Ao mesmo tempo vai-se assistindo à descaracterização  da cidade com especial incidência na Avenida Almirante Reis e na Rua Morais Soares. Praticamente a quase totalidade do comércio tradicional da zona foi substituída por frutarias, restaurantes de comidas exóticas e barbearias.

6.

A ASAE voltou ao terreno para fiscalizar os supermercados. Na mira dos inspectores estavam possíveis crimes de especulação.

Preços diferentes entre a prateleira e caixa, por exemplo em produtos como o queijo, a carne, a fruta e os cereais, peso a menos do que o indicado nos produtos e até um supermercado fechado temporariamente porque tinha problemas de calibragem nas balanças, foram algumas das irregularidades detectadas nesta quarta-feira.

Ao todo, a ASAE abriu dez processos-crime e 12 processos de contra-ordenação. Esta acção de fiscalização juntou dez brigadas no Norte do país, 12 brigadas no Sul e 16 brigadas na região Centro. No terreno, estiveram 80 inspectores que fiscalizaram um total de 123 supermercados.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

1 comentário:

Seve disse...

1; 2; 4; 6 - e não prendem estes malfeitores, estes vampiros? Porquê?

5-Depois do que vi ontem no programa Linha da Frente na RTP1, sobre a vinda de americanos (e não só) para Portugal, cada vez me convenço mais que estes liberais extremistas querem transformar este país num capitalismo selvagem onde só quem tem (muito) dinheiro tem direito à saúde e à educação (e à vida digna) e do outro extremo, a extrema esquerda que quer transformar isto num país de gays e LGBTs e num país com toda a raça de credos e religiões e a identidade portuguesa desaparecer a pouco e pouco e, no meio, ainda pululam os corruptos que só pensam em roubar-nos.
Estamos entregues aos bichos!