quarta-feira, 15 de março de 2023

O FECHAR DOS TAIPAIS

 A CEO da Sonae, escreveu uma carta aos trabalhadores da empresa em que declara que, face aos aumentos que se verificam na cadeia alimentar, existe  uma «campanha de desinformação» e que tal provoca «danos gravosos para a reputação do sector da distribuição alimentar», não deixando de lembrar trabalhadores, pagos quase miseravelmente e com horários de escravatura que: como sabem, baixámos as nossas margens para acomodar o aumento dos custos». 

Agora, «Os Mesmos de Sempre a Pagar» fizeram a entrega nos escritórios da Sonae em Matosinhos de uma carta-resposta à CEO:

«Esquece-se, Cláudia Azevedo, que os trabalhadores a quem se dirige conhecem os lucros anunciados pela Sonae e sentem na pele as dificuldades provocadas pelos preços praticados pelos supermercados, cujo grande número é propriedade da Sonae». A essas dificuldades, afirma o movimento, acrescem os «salários miseravelmente baixos que levam para casa»: responsabilidade directa de Cláudia Azevedo.

Não vale a pena tentar disfarçar, «eles sabem bem que os vossos lucros foram e continuam a ser acomodados no aumento dos preços».

Se mais não houvesse a condenar na missiva, o facto de colocar o ónus da questão numa campanha de desinformação sobre as causas da inflação alimentar, com danos gravosos para a reputação do sector da distribuição já seria suficiente: afinal, num momento tão difícil, a Sonae registou um lucro consolidado de 143 milhões de euros em 2022, mais 19% do que em 2021.

«Como cidadãos preocupados com estes aumentos escandalosos dos preços, principalmente nos bens alimentares e de primeira necessidade, consideramos urgente e necessário o controlo e fixação dos preços

dos bens essenciais, para além do aumento geral dos salários, tal como consideramos totalmente desnecessárias e desrespeitosas campanhas de desinformação, venham elas de onde vierem», mas «muito especialmente quando vêm de quem efectivamente especula»

 1.

Segundo o Jornal de Notícias, um professor da Escola Secundária de Baião foi hoje agredido por um aluno à cabeçada e ao pontapé, tendo ficado ferido.

Pelo que foi possível apurar, as ameaças de agressão a professores e a auxiliares de ação educativa eram frequentes. 

2.

Gavril Yushvaev é, segundo a Forbes, uma das cem pessoas mais ricas da Rússia.

Cinco meses depois de ter sido sancionado pelo Conselho Nacional de Segurança e Defesa da Ucrânia por ligações próximas ao Presidente russo, Vladimir Putin, o multimilionário Gavril Yushvaev, com nacionalidade russa e israelita, continua a aguardar pela naturalização portuguesa, ao abrigo da lei dos sefarditas, que possibilita a atribuição da nacionalidade aos descendentes de antigos judeus que habitavam na Península Ibérica no final do século XV. O oligarca tem cadastro criminal e foi apontado, nomeadamente pelo Governo espanhol, como estando ligado a um dos mais poderosos grupos de crime organizado da Rússia.

Recorde-se que Roman Abramovich, oligarca russo ex-dono do Chelsea, por portas e travessas mais que escuras, obteve a nacionalidade portuguesa numa operação consentida pela autoriddaes portuguesas e repleta de irregularidades cometidas.

3.

As obras de modernização da linha ferroviária do Oeste estão paradas há dez meses e correm o risco de perder financiamento comunitário.

4

Vão abrir 65 hotéis em Portugal durante 2123. mas o sector do turismo perdeu 45 mil trabalhadores durante a pandemia e debate-se com dificuldades em contratar pessoal.

 5.

 Ana Cristina Leonardo, no Café do Monte, regressa  Mário Cesariny de Vasconcelos:

 «… o homem precisa da mulher. É a tragédia dele. Inventou a Matemática, a Aritmética, a aviação, a Nona Sinfonia, a ida à Lua… (…) Ela, muito quietinha em casa, a tratar de coisas importantes, como a comida e a roupa, enquanto o sábio está a chorar frente às equações.»

Sem comentários: