terça-feira, 5 de setembro de 2023

OLHAR AS CAPAS


 Xerazade E Os Outros

Fernanda Botelho

Capa: Luiz Duram

Colecção: Livros Unibolso nº 42

Editores Associados, Lisboa s/d

-Afinal era um gato já velho. Mais tarde ou mais cedo…! E fugiu! A cancela aberta… e pronto! O Saturno foge.

Encolhe-se ainda mais, mas é cum sorriso que repete:

- A cancela aberta lá vai, e pronto. Lá vai o Saturno!

Gil Dias senta-se na cama, compõe-lhe a roupa, estica-lhe a dobra do lençol.

. Foi difícil, Luísa?

- Não, difícil não foi. Agora vai-te embora. Quero dormir.

- Eu sabia que não seria difícil – para ti, pelo menos. É a altura de ficares só, absolutamente só. Será como se não existisses.

- Sim, sim, é isso mesmo! Quero sentir-me só, é isso mesmo! Já não és preciso para nada.

- Ei sei luísa. Tens agora a vida inteira à tua frente para existires. Como eu. Afugentei todos os fantasmas e agora tenho todas as imagens (as minha imagens) ao meu inteiro dispor.

- Tu e as tuas imagens!

- Sabes que nunca estiveste tão bonita?

- Faço uma ideia! Diabos te levem, a ti e às tuas imagens! Quero é dormir. Estou-te muito grata, mas agora quero é dormir. Bom dia.

Sem comentários: