segunda-feira, 27 de dezembro de 2010

O QU'É QUE VAI NO PIOLHO?


No seu “Os Filmes da Minha Vida, Os Meus Filmes da Vida”, João Bénard da Costa escreve:

“Um Natal sem presentes nem parece Natal.” Era assim, se a memória me não trai, que começava o popular romance de Louise May Alcott, “Little Women”, tantas vezes adaptado ao cinema. Estou de acordo. Sempre adorei dar e receber presentes, no Natal mais do que nunca. E sou daqueles que gosto do Natal, que gosta imenso do Natal. Natal com todos os efes e erres, com todas, todas as tradições. Desconfio até das pessoas – falo daquelas que não entraram para a vida pela porta de serviço – que não gostam do Natal. No sentido em que Godard dizia, no “Petit Soldat”: “Méfiez-vous des femmes qui n’ aiment, pas manger.”
Entre tantos filmes de Natal, ou à volta do Natal, se tivesse que levar um para a tal ilha, escolheria “ Loja Da Esquina”, filme de 1940, realizado por Ernst Lubitsch,  com maravilhosas interpretações de Margaret Sullavan e James Stewart.
“Nunca fiz nada tão bom. Nunca fiz um filme em que a atmosfera e os personagens fossem tão verdadeiros como neste são”, disse Lubitsch.
A acção do filme decorre em Budapeste, nos tempos da Depressão, e a loja do Sr. Matuschek é o centro de toda a história. Uma história de solidões, sobretudo as solidões que o Natal faz escorrer.
Um filme simples, amável, repleto de ingenuidades, uma floresta de desencontros, de enganos, realizado com um charme não mais possível de ver nos tempos que correm.
Ah! e aquele fabuloso plano final com James Stewart a levantar lentamente as calças, para mostrar as pernas a Margaret Sullavan.
Inesquecivel!  

Sem comentários: