quinta-feira, 6 de janeiro de 2011

O QU'É QUE VAI NO PIOLHO?


Todos os anos, na ressaca natalícia, recorro à melancolia, à poesia, à beleza do filme de John Huston “The Dead”. Não me perguntem porquê.


O enredo do filme salta de um conto de James Joyce, “The Dubliners”, adaptado por Tony Huston e que em Portugal se chamou “Gente de Dublin”.

Aquele jantar de Natal com que John Huston se despediu do número dos vivos.

Foi numa cadeira de rodas, com uma garrafa de oxigénio ao lado, que rodou o filme e, certamente, sabendo que não o iria concluir, teve a seu lado o filho Harry Huston que, após a sua morte, o concluiu.

Manuel Cintra Ferreira, numa das "Folhas da Cinemateca”, deixou escrito: “Se um filme pode conceber-se como um “testamento”, “The Dead” talvez seja o melhor exemplo disso. É um filme de despedida, contando também a história de uma despedida. Um adeus melancólico de alguém que apreciou bem a vida, e a refeição simboliza bem o prazer de viver que possuiu Huston. É também um adeus a tudo o que amou: a Irlanda, os amigos, o cinema. A este último dá uma das suas obras maiores e a mais perfeita. À sua amada Irlanda oferece o seu olhar sobre o maior escritor do país, James Joyce e para fazer o filme reuniu à sua volta a família (Angelica, Tony e Danny) e os amigos, actores de cinema e de teatro irlandeses (do Abbey e do Gate Theatre).”



José Saramago disse um dia que “o Natal é uma borbulha consumista que nos separa do Apocalipse”, mas se ainda não repararam, digo-vos agora que faltam 353 dias para que volte a ser Natal.

Tempo para, à maneira de Nick Hornby, valendo estas coisas o que valem, deixar-vos  a lista dos meus cinco filmes de Natal:

1)      “A Loja da Esquina”,“The Shop Around The Corner”, 1940, Ernest Lubitsch
2)      “Não Há Como a Nossa Casinha”, “Meet Me In St. Louis”, 1944,Vincente Minnelli
3)      “Gente de Dublin”, “The Dead”, 1987, John Huston
4)      “A Taberna do Irlandês”, “Donovan’s Reef”, 1963, John Ford
5)      “Do Céu Caiu Uma Estrela”, “It’s a Wonderful Life”, 1946, Frank Capra

Sem comentários: