terça-feira, 18 de janeiro de 2011

PRESIDENCIAIS 2011


A última coisa que me imaginava a fazer era a exegese de frases de políticos em campanha. Pensava eu que, mesmo vivendo com uma reforma de 800 euros como a senhora do prof. Cavaco Silva, de tal água nunca beberia. Mas dei com uma frase do professor num almoço com jovens e todo o edifício dos meus princípios e escolhas de vida se desmoronou.
"Pensem bem o que significa alhear, deixar àqueles que são mais medíocres, àqueles que têm menos conhecimentos e capacidades, àqueles que são menos sérios, o poder de decisão", alertou o professor os jovens no Português que lhe foi possível. É certo que Cavaco Silva não é propriamente o Pe. António Vieira. Não precisava, contudo, de ter espoliado o pobre "alhear" do complemento directo e/ou do pronome. E, pensando bem, talvez aquele "pensem bem" estivesse a pedir uma preposição, nunca se sabe...
Mas se a gramática de Cavaco Silva dava um "Prós & Contras", a sua semântica e a sua humildade davam dois. Se bem percebi, o que o candidato presidente diz é que todos os outros candidatos são "mais medíocres" que ele, e que têm "menos conhecimentos e capacidades" e são "menos sérios". Tudo numa só frase e sem se engasgar. Faltou-lhe dizer que é mais bonito que Defensor Moura, mais alto que José Manuel Coelho, mais bem penteado que Francisco Lopes e que tem gravatas mais caras que Manuel Alegre e Fernando Nobre. Mas não desesperemos, resta uma semana de campanha”

Manuel António Pina, “Jornal de Notícias”, 18 de Janeiro de 2010

CAVAQUICES

"Não me sentiria bem com a minha consciência, num tempo em que são pedidos tantos sacrifícios aos portugueses, gastar centenas de milhares de euros por todo o Pais com consequências ambientais negativas", sublinhou Cavaco Silva.

O candidato frisou, aliás, que os seus conselheiros o advertiram para o facto de vir a ser prejudicado por não usar meio tradicional de campanha. Mas "por respeito aos portugueses" não "colocarei um único cartaz", assegurou Cavaco
.
Manuel Alegre e Francisco Lopes são dois dos candidatos a Belém com outdoors espalhados por todo o País.”

“Diário de Notícias” de hoje.

“Ex-ministro da Saúde de José Sócrates e actual membro da Comissão Política do PS, Correia de Campos, assume em entrevista ao jornal "i" desta terça-feira o apoio a Cavaco Silva nas presidenciais.

Manuel Alegre não representa uma alternativa [a Cavaco Silva]. Podia ter representado no passado, mas no actual contexto, não", diz ao jornal "i" Correia de Campos, que adianta ainda que apenas Cavaco "garante a estabilidade"  que "o país precisa".

“Diário de Notícias” de hoje.

“A próxima sessão do julgamento do ex-presidente do BPN, Oliveira Costa, que começou a 15 de Dezembro e deveria ser retomado amanhã, foi adiada para a próxima segunda-feira, 24 de Janeiro, já depois das eleições presidenciais, informou fonte do tribunal.”

“Público” de hoje

Sem comentários: