quinta-feira, 13 de janeiro de 2011

SARAMAGUEANDO



Enquanto colaboradora do “Jornal de Letras”, Inês Pedrosa manteve a secção “Diálogos Confidenciais”. 

Este é o diálogo com José Saramago (clique na imagem para aumentar).

Sublinhados meus:

À pergunta “O que é que o faz gostar de um livro?”, Saramago respondeu:

“Que me faça entra no seu universo. Estou assim autorizado a gostar de alguns livros medíocres e detestar algumas obras-primas.”

Paixão?

Prefiro o amor. Tem mais probabilidades de durar. Além disso, só o amor dá. A paixão tira sempre.

Portugal?

Saíu-me na rifa. Claro que não é a sorte grande, mas não trocaria isto por nada. Patriotismo? Nem sequer. Antes a nítida consciência do óbvio: seria outra pessoa se tivesse nascido noutro país, e eu gosto do que esta terra fez por mim.”

Sem comentários: