terça-feira, 10 de maio de 2011

PORREIRO, PÁ!



O secretário-geral da CGTP, Carvalho da Silva, defendeu que a taxa de juro do empréstimo a Portugal, "de 5,5% é insustentável".

"Portugal está inserido numa comunidade, em que os países que não têm problemas, como a Alemanha, pagam taxas de juros, nas mesmas fontes de financiamento, que não chegam a 2,5% e Portugal vai pagar 6%", acrescento que "isto é apenas roubar".

O secretário-geral da CGTP defendeu ainda que "é de bradar aos céus" que o programa de ajuda financeira a Portugal tenha sido celebrado "sem que aqueles que o assinaram, em nome do país, conhecessem a taxa de juro definitiva que ia ser aplicada".

Segundo um trabalho do “Correio da Manhã”, a Comissão Europeia vai emprestar 52 mil milhões de euros a Portugal, a um juro anual médio entre 5,5 e 6 por cento. O Fundo Monetário Internacional (FMI), que empresta os restantes 26 mil milhões de euros, pede uma taxa mais baixa, entre 3,25 e 4,25 por cento. Dada a taxa a que o Fundo Europeu de Estabilização Financeira (FEEF) se financia, Bruxelas vai ter um lucro de 1,3 mil milhões de euros anuais pelo pacote de ajuda. São cerca de 120 euros por cada português todos os anos.

Sem comentários: