terça-feira, 31 de maio de 2011

BEM HAJAM PELO VOSSO COMPORTAMENTO



31 de Maio de 1961

Há 50 anos, o Benfica vencia a sua 1ª Taça dos Campeões Europeus, derrotando o Barcelona por 3 a 2.

A televisão, a preto e branco, transmitiu o jogo directamente mas cheio de interferências e às duas por três, a transmissão foi mesmo interrompida para que a Eurovisão se servisse do satélite para chegada a Paris do Presidente Kennedy.

Valeu-nos a rádio, velha amiga, querida companheira, rádio.

Depois foi um fartar vilanagem: durante toda a semana, uma vez por dia, a RTP transmitia o jogo em diferido. Os cafés deitavam por fora, quem tinha televisão viu a casa invadida pela vizinhança.

Aquando da assinatura do contrato, como treinador, Bella Guttman exigiu uma cláusula de 200 contos caso vencesse a Taça. Muitos sorriram, mas a velha raposa era isso mesmo,  uma muito velha raposa.

Estádio Wankdorf, Berna
Completamente cheio, 28 mil espectadores, dois mil eram portugueses e foi considerado um número impressionante.
Benfica: Costa Pereira, Mário João, Angelo, Neto, Germano, Cruz, José Augusto, Santana, José Águas Coluna e Cavém

Barcelona: Ramallets, Foncho, Garay, Nergés, Gensana, Garcia, Kubala, Suarez, Evaristo, Kocsis, e Czibor.

Marcadores:
Kocsis, Águas, Ramallets na própria baliza, Coluna, Czibor.

Uma sorte de todo o tamanho. Para a história, para além de outras cenas, aquele pontapé do Kocsis , que bateu no poste direito, percorre toda a linha de golo, bate no poste contrário e morre nas mãos do Costa Pereira.




Como não poderia deixar de ser, a ditadura, ciente de que há venenos próprios para o povo ter alegria agarrou-se, com unhas e dentes, a esta vitória do Benfica.
Esta fotografia mostra Salazar e o Ministro da Educação Nacional, Manuel Lopes de Almeida com os jogadores treinador e dirigentes do Benfica.

“O sr. Prof. Dr, Oliveira Salazar cumprimentou os componentes da equipa, e manteve com eles, durante alguns minutos, conversa amistosa, em que manifestou o seu apreço pela vitória alcançada e pela expressão que ela teve como serviço prestado ao país.
- Foi então difícil de resolver o vosso problema de futebol?... interrogou o sr. Presidente do Conselho. Mas tudo acabou bem e há que dar-vos parabéms pela vitória, que é a primeira de um clube português na Taça dos Campeões Europeu. Agora só falta continuar.”

Antes desta recepção, os jogadores tinham estado no Palácio de Belém, onde o Presidente Américo Thomaz lhes concedeu a Medalha de Mérito Desportivo.
Servido um Porto de Honra, cálice erguido, Américo Thomaz declarou:

“Bem hajam pelo vosso comportamento!”

Sem comentários: