quarta-feira, 11 de maio de 2011

SARAMAGUEANDO


“Na Feira aparece uma pessoa a comprar todos os meus livros. Põe-nos todos diante de mim para que os autografe, os grossos e os finos, os caros e os baratos, trinta e tal contos de papel, conforme vim a saber depois, e o que me desconcerta é que o homem não é um convertido recente ao “saramaguismo, um adepto de fresca data, um neófito disposto às mais loucas ousadias, pelo contrário, fala do que de mim leu com à vontade e discernimento. Resolvo-me a perguntar-lhe a razão da ruinosa compra, e ele responde simplesmente, com um sorriso onde aflorou uma rápida amargura: “Tinha-os todos, mas ficaram na outra casa.” Compreendi. E depois de ele se ir embora, ajoujado sob a carga, pus-me a pensar na importância dos divórcios na multiplicação das bibliotecas…”
José Saramago, no 1º volume de “Cadernos de Lanzarote”
Legenda: pintura de Jan Davidsz, de Heem

2 comentários:

Miguel disse...

... e das discotecas, acrecentaria eu...!

Abraço!

sammypaquete disse...

Um sorriso... e também um abraço.