segunda-feira, 10 de dezembro de 2012

O TAL MERCADO EUROPEU...


Título da 1ª página, edição de 10 de Outubro de 2012, do semanário Combate destinado aos emigrantes portugueses no Luxemburgo.

Do corpo da notícia:

As últimas semanas foram negras para a indústria luxemburguesa. Além da crise da Cargolux, (450 postos de trabalho em risco) também a empresa coreana Hyosung Wire Plant anunciou o encerramento da fábrica de componentes de pneus em Roost, que emprega 219 pessoas no Luxemburgo.

A Arcelor Mittral também anunciou que vai suspender indefinidamente a produção na fábrica de laminagem de Schifflangre, já a partir de 2013.

Na fábrica de vidro LuxGuard, em Dudelange, a direcção ameaça encerrar a empresa se os 250 trabalhadores não aceitarem um corte de 20%% nos salários e o fim do prémio de produção.

Contas feitas, os cortes representam uma perda do poder de compra de 686 euros mensais para um trabalhador com oito anos na empresa.

O primeiro-ministro luxemburguês Juncker afirmou que o o governo está apostado em clarificar o «labirinto administrativo» que entrava a competitividade das empresas nacionais.

Sem comentários: