segunda-feira, 31 de dezembro de 2012

OLHAR AS CAPAS


Farpas Esquecidas
Volume II
Ramalho Ortigão
Livraria Clássica Editora, Lisboa 1946

Aí os têm ambos na estação do Entroncamento da linha férrea da História: o novo ano que vem e o ano velho que vai.
É um mistério que chega e um desengano que se retira.
O velho parte em terceira classe, com o seu alforge e o seu bordão, encanecido e caquético, de pés arrastados e de mandíbula tremente; pobre e enfermo, arruinado e gasto. A sua bagagem consta unicamente de papéis: lembranças de coisas que lhe esqueceram, notas de promessas que não cumpriu, projecto de obras que não fez, borrões de leis que não passou a limpo, planos de reformas com que não reformou coisa nenhuma, algumas quadras, um princípio de romance, várias receitas de botica, um maço de cartas de namoro, três convites para o paço, um menu de jantar, os diplomas de sócio dos Fenianos, da Associação dos Escritores Públicos, dos Prussianos do Seixal e da Sociedade de Geografia, diversos bilhetes da lotaria, de benefícios e de boas festas, um relatório, muitas contas, e um mandado de penhora.
É para a história que se dirige este passageiro. Meus senhores, tenham a bondade de deixar passar! Terceira Classe, ao fundo, bilhete de favor abonado pela companhia. É o nº 1881.
O novo tem o aspecto romanesco e aventuroso. Cobre o rosto na dobra da capa cor de muro de jardim; uma pluma azul enrosca-se-lhe na copa do sombreiro de castor preto: sai-lhe do seio com um perfume de violetas uma ponta de luva e de renda; e a extremidade da sua fina espada de paladino levanta-lhe a orla da capa, descobrindo os pés finos calçados em botas de camurça com esporas góticas, de puas recurvas e grandes rosetas polidas e tilintantes.
É este o que vem entrar na liça e combater pelo outro que sai da arena trôpego e imbecil.
Tanjam os atabales e as charamelas! Desdobrem-se os estandartes e os pendões! Icem-se as signas e os galhardetes! Acendam-se as fogueiras e aproximem as luzes! Tragam os candelabros e as tochas para vermos de perto o rosto do novo campeão, que vai desembuçar-se, descobrir a cabeça e desembainhar a espada para entrar nas justas.

Sem comentários: