sexta-feira, 28 de junho de 2013

BERT STERN (1929-2013)


Bert Stern morreu esta terça-feira, na sua casa de Manhattan, em Nova Iorque, aos 83 anos. Nasceu em Brooklyn em 1929, filho de pai também fotografo. Foi aliás durante o serviço militar, no Japão, que começou a trabalhar como fotógrafo. Com a experiência adquirida viria a conseguir trabalho na revista Look como fotógrafo comercial.

As fotos de Marilyn Monroe, tiradas durante três dias em Junho de 1962, no Hotel Bel-Air de Los Angeles, estão incluídas no livro Marilyn Monroe: The Last Sitting, editado em 2000.

Em várias entrevistas reforçava que tirar fotografias era uma forma de se aproximar de pessoas, de as compreender melhor e de se relacionar com elas de uma forma que não seria possível noutro contexto.
Ao longo da vida fotografou muitas actrizes, mas dizia preferir modelos, porque projectam desejo e é excitante fotografar o desejo. A sua carreira de 50 anos conheceu muitos momentos relevantes para lá de Marilyn, incluindo Jazz on A Summer’s Day, o documentário de 1959 sobre o festival de jazz de Newport de 1958, que foi seleccionado em 1999 pelo americano National Film Registry, em reconhecimento do seu significado histórico.

Nessa linha, em 1955, haveria de tirar uma das suas fotos mais conhecidas: close-up de um copo de Martini no deserto do Egipto, com pirâmide a brilhar ao fundo. A imagem captada no local, com uma equipa de técnicos e modelos, para uma publicidade da vodka Smirnoff foi considerada extremamente inovadora pela simplicidade.

Sem comentários: