sexta-feira, 21 de junho de 2013

OLHAR AS CAPAS


Canções
Volume I (1962-1973)

Bob Dylan
Tradução: Angelina Barbosa e Pedro Serrano
Capa: Carlos César
Relógio D’Água Editores, Lisboa Setembro de 2006

Vagueando para lá do Oeste selvagem
Abandonando as cidades que mais amo
Pensava ter visto alguns altos e baixos
Até chegar à cidade de Nova Iorque
Pessoas descendo para a aterra
Prédios subindo par o céu

É Inverno em Nova Iorque
O vento faz rodopiar a neve
Ando sem destino
Podia-se enregelar até aos ossos
Enregelei mesmo até aos ossos
O New York Times dizia que era o Inverno mais frio em dezassete anos.
Eu não sentia tanto frio então

Ginguei para a minha velha guitarra
Agarrei-me a uma carruagem do metro
E após uma viagem a oscilar, cambalear e rolar
Aterrei na baixa da cidade
Greenwich Village

Caminhei por ali abaixo e acabei
Num daqueles cafés de quarteirão
Subi ao palco para cantar e tocar
O homem lá de cima disse «Volta noutro dia qualquer
Soas como um parolo
Aqui queremos cantores de folk»

Bem, arranjei um trabalho com harmónica, comecei a tocar
Esgotando os pulmões por um dólar ao dia
Soprava de dentro para fora e de cima para baixo
O homem lá de cima disse que adorava o meu som
Ele estava tão delirante por adornar o meu som
No valor dum dólar por dia

Depois de semanas e semana por ali
Por fim arranjei emprego na cidade de Nova Iorque
Num lugar maior, mais dinheiro também
Até me sindicalizei e paguei as quotas.

Ora, um homem muito nobre disse uma vez
Que algumas pessoas nos roubam com uma caneta (1)
Não levou muito tempo a descobrir
Do que ele estava mesmo a falar
Muita gente não tem muita comida na mesa
Mas tem muitos garfos e facas
E tem de cortar alguma coisa.

Então uma manhã quando o sol já aquecia
Saí da cidade de Nova Iorque
Puxei o boné para os olhos
E dirigi-me para os céus ocidentais
Adeus, Nova Iorque
Ora viva, East Orange (2)


(1) – Referência à canção «Pretty Boy Floyd» de Woodie Guthrie, em que este canta: «Yes it’s through this world I’ve seen lots of funny men. Some will rob you with a six-gun and some with a fountain pen»
(2) East Orange – Localidade em New Jersey, perto de Morrisstown, onde Woody Guthrie esteve internado no Greystone Hospital. A primeira vez que procurou e visitou Guthrie foi em East Orange.
(Notas dos tradutores).

Sem comentários: