quarta-feira, 24 de julho de 2013

RAPARIGA DA REGIÃO NORTE


Bem, se viajares pela feira da região norte
Onde os ventos fustigam a fronteira
Manda lembranças àquela que lá mora
Ela foi um dia um grande amor meu

Bem, se fores quando os flocos de neve fustigam
Quando os rios gelam e o Verão termina
Por favor vê se ela usa um casaco bem quente
Que a proteja dos ventos uivantes

Por favor vê por mim se o cabelo dela cai longo
Se ondula e lhe desliza pelo peito
Por favor vê por mim se o cabelo dela cai longo
É assim que melhor a recordo

Pergunto-me se ela se ela se lembra de mim sequer
Muitas e muitas vezes rezei
Nas trevas da minha noite
Na claridade do meu dia

Portanto se viajares pela feira da região norte
Onde os ventos batem forte na fronteira
Manda lembranças àquela que lá mora
Ela foi um dia um grande amor meu.

Bob Dylan

Canção do álbum The Freewheelin’ Bob Dylan (1963)

Nota dos tradutores:
Girl of the North Country é uma canção dedicada a Echo Helstrom, a segunda namorada do Dylan adolescente (a primeira chamava-se Gloria Story), nos tempos em que este residia em Hibbing (no Minnesota), um centro mineiro perto da fronteira do Canadá. Destas duas raparigas, diz Bob Dylan que ambas foram importantes no despoletar da veia poética que existia em si e a ambas dedicou várias sessões de serenatas.
Quanto à melodia e ao poema da canção, estes são explicitamente inspirados na canção tradicional «Scarborough Fair» e, mais especificamente, no arranjo que o compositor e cantor Martin Carthy fez desta música.«Scarbrough Fair» seria também copiada por Paul Simon, de um modo que Carthy considerou incorrecto, pois Simon, ao contrário de Dylan, não agradeceu nem citou os créditos de Martin Carthy na matéria.
Como curiosidade refira-se que o nome desta antiga namorada de Dylan foi usado por um grupo norte-americano de Portland (Oregon) para nomear a sua banda. Os Echo Helstrom, um grupo de rock progressivo, têm dois discos gravados: Echo Helstrom (2003) e Veil (2006).

Bob Dylan em Canções, Volume I (1962-1973) Relógio D’Água, Lisboa Setembro de 2006.


Sem comentários: