sábado, 17 de agosto de 2013

NOTÍCIAS DO CIRCO


NO CALÇADÃO DO PONTAL, em pleno querido mês de Agosto, o Pedro falou às hostes partidárias.

Avisou que ninguém tome por adquirido que a crise acabou, ao mesmo tempo lembrou que os sinais económicos, no segundo trimestre do ano, permitem concluir que o país está no rumo certo, reconhecendo ainda  que as recentes medidas propostas pelo governo podem estar feridas de inconstitucionalidade.

Espantoso que o governo decrete medidas que sabe de antemão que não respeitam a Constituição da República.

Mais espantoso ainda que deixe avisos aos juízes do Palácio Ratton, lembrando que, se forem colocadas  barreiras constitucionais, o país pode andar para trás.

Já no passado alguns desses riscos se materializaram e não foi fácil ultrapassá-los, obrigou-nos a aumentar os impostos que era uma opção que não queríamos tomar.

Sublinhou também que, ao contrário das empresas onde é possível negociar salários quando não existe dinheiro para os pagar, no Estado essa hipótese não se coloca por imperativos constitucionais.

MAIS DE DOZE mil casais tinham, no final de Junho deste ano, ambos os cônjuges desempregados, o que representa um aumento de 45% face ao mesmo mês do ano passado, segundo o Instituto do Emprego e Formação Profissional.

No final de Junho, estavam registados nos centros de emprego de Portugal Continental 653.967 desempregados, sendo que 49% eram casados ou viviam em união de facto.

O SECTOR DOS SEGUROS registou lucros de 464 milhões de euros no primeiro semestre, quase o triplo face aos 168 milhões de euros do mesmo período de 2012, divulgou  a Associação Portuguesa de Seguradoras.

ENTRETANTO AS PRÓXIMAS  eleições autárquicas continuam mergulhadas numa confusão total.

Tribunais têm proferido sentenças diferentes sobre candidatos que já completaram três mandados autárquicos.

O Tribunal Constitucional terá a última palavra sobre este lamentável assunto.

A degradação da classe política portuguesa no seu melhor.

A ESMAGADORA MAIORIA dos padres portugueses é de direita.

É sobejamente conhecida a íntima aliança da Igreja com a ditadura de Salazar,  tendo sido um verdadeiro pilar do regime. A igreja, há raras excepções, nunca levantou a voz contra as perseguições políticas, enquanto foi estendendo o silêncio sobre uma guerra estúpida e inútil e que vitimou milhares de portugueses.

O problema do Cónego Melo não foi ter sido um salazarista convicto.

O problema do Cónego Melo é ter sido um assassino.

O seu nome deveria ter sido levado pela água purificadora do autoclismo, mas Mesquita Machado, crónico-socialista-presidente-da-câmara-de-Braga, entendeu que o homem merecia uma estátua.

Colocaram-na numa praça da cidade.

Victor Louro, filho do escritor Victor Sá, proprietário da Livraria Victor, que deu a volta às investidas pidescas, vendendo livros que Salazar não queria que fossem conhecidos, escreveu ao secretário-geral do Partido Socilalista:

Não estão em causa as suas opiniões ou tendências políticas - estamos em democracia. O que está em causa é ele ter sido responsável político pelo MDLP, movimento que espalhou o terror no Norte do País em 1975 contra militantes de Esquerda, contra sedes de partidos políticos de Esquerda, responsável pelo assassinato de cidadãos de Esquerda. A Democracia não pode homenagear pessoas deste jaez, porque o seu objectivo era exactamente destruir a Democracia.

Meu Pai, Victor de Sá, foi obrigado nessa altura (como antes houvera acontecido com a PIDE) a refugiar-se para não ser atacado - como foi atacada a sua livraria, à bala, como ainda hoje lá está visível.

Não é apenas Mesquita Machado quem está empenhado nesse acto, nessa afronta à Democracia e aos democratas, especialmente os bracarenses. O silêncio total dos responsáveis do PS, em especial do seu Secretário-Geral, tornam o PS objectivamente cúmplice dessa afronta.

O que pretendem com este acto, em que conseguem a proeza de estarem politicamente sozinhos? O que os faz correr atrás da memória dessa figura tenebrosa, um dia se saberá. Mas, neste momento, é preciso, é urgente, que o líder do PS ponha cobro a mais esta tentativa desesperada, e respeite a memória daqueles que duramente e corajosamente se bateram contra o fascismo.

Entretanto, no pedestal da estátua, pintadas a vermelho, foram escritas as palavras: fascista e assassino, ao mesmo tempo que foi atirada tinta azul para o conjunto escultórico, que atingiu a própria estátua.

Por uma vez:

TENHAM VERGONHA NAS TROMBAS!

EM JANEIRO, A REVISTA Forbes considerou Isabel dos Santos, a filha mais velha do Presidente angolano José Eduardo dos Santos, como a mulher mais rica de África. Agora, publicou uma investigação em que clarifica a origem da sua fortuna: vem de ficar com uma parte de empresas que querem estabelecer-se em Angola ou da providencial assinatura do pai numa lei ou decreto.

A revista norte-americana diz claramente que a história de Isabel dos Santos, a milionária de 3000 milhões de dólares no país onde 70% dos habitantes vivem com menos de 2 dólares por dia, é uma rara janela para a mesma trágica narrativa cleptocrática em que ficam presos muitos outros países ricos em recursos naturais.

Sem comentários: