quarta-feira, 13 de abril de 2011

RAPIDAMENTE E EM FORÇA


A partir de 13 de Abril de 1961, Salazar passava, também, a exercer as funções de Ministro da Defesa Nacional e faz uma declaração à Nação, em que profere a frase que ficou para história, consubstanciada num  para Angola, rapidamente e em força.

“Se é preciso uma explicação para o facto de assumir a pasta da Defesa Nacional mesmo antes da remodelação do Governo que se verificará a seguir, e explicação pode concretizar-se numa palavra e essa é ANGOLA.
Pareceu que a concentração de poderes da Presidência do Conselho e da Defesa Nacional bem como a alteração de alguns altos postos noutros sectores das forças armadas facilitaria e abreviaria as providências necessárias para a defesa eficaz da Província e a garantia da vida, do trabalho e do sossego das populações.
Andar rapidamente e em força é o objectivo que vai pôr à prova a nossa capacidade de decisão.
Como um só dia pode poupar sacrifícios e vidas, é necessário não desperdiçar desse dia uma só hora para que Portugal faça todo o esforço que lhe é exigido a fim de defender Angola e com ela a integridade da Nação.”

Legenda: desfile de soldados desembarcados em Luanda em Maio de 1961, fotografia retirada de “Guerra Colonial: Fotobiografia” de Renato Monteiro e Luís Farinha, “Círculo de Leitores/ Publicações Dom Quixote”, 1990.

Sem comentários: