sábado, 30 de abril de 2011

ÁLVARO CUNHAL CHEGA A LISBOA


 Os jornais de 30 de Abril de 1974, nas suas primeiras páginas, apelavam à serenidade do povo português nas comemorações do 1º de Maio, Dia do Trabalhador.

Na 1ª página do “República” podia ler-se: “Só a disciplina dos Homens Livres destrói a “disciplina” do medo!”. Nas páginas centrais um outra frase: “A disciplina é a arma do Povo contra a opressão.”

Na 1ª página do “Diário Popular”: “O 1º de Maio é teu: conquistaste-o. Não deixes que possíveis provocadores alterem o dia que será uma festa de todos!”

O “Diário de Lisboa” lembrava que, no 1º de Maio, as padarias e os depósitos de pão estavam encerrados: e colocava em título:

“COMPRE HOJE O PÃO DE AMANHÔ

Diversas empresas faziam publicar anúncios de que iriam estar encerradas no 1º de Maio.





Foi sol de pouca dura. Passados os tempos de festa, o patronato mandou às malvas o 1º de Maio.

Hoje, 37 anos depois do 25 de Abril, nas lojas da cadeia “Pingo Doce” do Sr. Jerónimo Martins, bem à vista, podia ler-se:





Sentir-me-ia um irresponsável celebrando qualquer coisa de que eu não posso ver nenhum sinal, porque tudo o que o 25 de Abril me trouxe desapareceu e não me digam que é porque temos a democracia, a malta sai à rua com os panos a dizer “25 de Abril sempre” mas onde está ele? Digam-me por favor o que é que ficou, mas digam-me concretamente. Nada…

Para além do 1º de Maio, o destaque das primeiras páginas ia para a chegada, ao Aeroporto da Portela, após um exílio de 14 anos, de Álvaro Cunha, secretário-geral do Partido Comunista Português.

Na 1ª página de “A Capital”, ao fundo à direita, uma fotografia da ex-comissária da Mocidade Portuguesa Feminina a fazer a entrega das instalações a José Tengarrinha, representante do Movimento Democrático Português. A ocupação verificava-se após decisão da Junta Nacional de Salvação.

Na sua página de espectáculos, o “Diário Popular” publicava a seguinte notícia:

“O conhecido locutor Henrique Mendes, da RTP, encontra-se doente, na sua residência, desde meados da semana passada. Após recurso a uma radiografia, o dr. Silva Rocha diagnosticou uma hérnia discal, pelo que terá de ser submetido a demorado tratamento”

Sem comentários: