terça-feira, 27 de agosto de 2019

OLHAR AS CAPAS


Antologia Breve

Pablo Neruda
Selecção, tradução e prefácio: Fernando Assis Pacheco
Capa: Fernando Felgueiras
Colecção Cadernos de Poesia nº 2
Publicações Dom Quixote, Lisboa, Fevereiro de 1969

Madrigal Escrito no Inverno

No fundo do mar profundo,
na noite de longas riscas
como um cavalo atravessa correndo
o teu calado calado nome.

Dá-me lugar no teu ombro, ai, abriga-me,
aparece-me no teu espelho, de repente,
brotando do escuro, detrás de ti.

Flor da doce luz completa,
acode-me com a tua boca de beijos,
violenta de separações,
determinada e fina boca.

Pois digo-te, no mais longe dos longes,
de um esquecimento a outro moram comigo
os carris, o grito da chuva:
o que a escura noite preserva.

Acolhe-me no tear da tarde,
quando o anoitecer vai urdindo
o seu vestuário e palpita no céu
uma estrela cheia de vento.

Traze-me a tua ausência até ao fundo,
pesadamente, com os olhos tapados,
atravessa-me a tua existência, admitindo
que este meu coração está destruído.

Sem comentários: